Shows e festivais movimentam setor de turismo no Brasil; um milhão para ver Madonna

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A vinda da cantora Madonna e o festival de música Lollapalooza atraem visitantes de várias partes do País e impactam positivamente na economia nacional. O show de Madonna será o único na América do Sul Foto: Divulgação

Sim, ela vem! Madonna estará no Brasil. Após muita especulação a cantora confirmou sua vinda ao País para realizar um show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 4 de maio.

A expectativa é de um milhão de pessoas para assistir ao mega evento. Será o único show da cantora icônica na América do Sul. 

Mobilização

E esse é apenas um dos grandes eventos que prometem movimentar o setor de turismo do Brasil neste primeiro semestre do ano.Antes mesmo do anúncio oficial, a procura por hospedagens na cidade já havia crescido 30%, segundo um levantamento realizado pelo HotéisRIO. Segundo o site Booking.com, o Rio de Janeiro já é o destino doméstico mais buscado por brasileiros na plataforma entre 3 e 5 de maio, e a quinta cidade mais buscada por viajantes globais nas Américas, atrás apenas de Nova York, Las Vegas, Orlando e Cancún. Tudo isso aponta um reflexo na movimentação turística na cidade.

Lollapalooza

Mas não é apenas o show da “Rainha do Pop” que deve aquecer a movimentação turística pelo País. O festival Lollapalooza, de 22 a 24, em São Paulo, atraiu um público de aproximadamente 241 mil pessoas, segundo as expectativas da organização do evento. De acordo com uma pesquisa feita há dois meses pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), a estimativa de taxa de ocupação dos hotéis da cidade já era de 65% para este fim de semana.

Segundo dados do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE), o Lollapalooza movimentou cerca de R$931,3 milhões, de forma direta e indireta, em 2023. A pesquisa mostrou ainda que cada turista gastou em média R$3.499,02 na cidade durante o festival.

“Isso mostra o impacto positivo do setor de eventos dentro da cadeia produtiva do turismo, que beneficia desde o grande empresário, setor aéreo, comércio local, até o vendedor ambulante. Atrair cada vez mais esses grandes shows e festivais para o Brasil significa movimentar nossa economia e gerar renda e produtividade em escala no país”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Conheça o Brasil Voando

Lançado pelo Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a ABEAR e as empresas aéreas, o programa tem o objetivo de impulsionar o setor de viagens no país por meio de ações e medidas que serão desenvolvidas pelos envolvidos.

O programa une esforços do governo federal e da iniciativa privada para que mais brasileiros voem e conheçam o Brasil, com a adoção de benefícios como o Stopover. A modalidade, já oferecida pela Gol e a Latam em Brasília (DF) e São Paulo (SP), permite que, com apenas uma passagem aérea, clientes conheçam uma localidade intermediária antes de seguir viagem até o destino final.