Prêmio Mulher ArcelorMittal é realizado pela 1ª vez no Ceará

luiza
O lançamento oficial do prêmio aconteceu nesta quinta-feira, 26 de outubro, com palestra da empresária Luiza Helena Trajano. Prêmio Mulher ArcelorMittal tem como objetivo identificar e reconhecer mulheres à frente de projetos sociais transformadores

Criado com o intuito de valorizar e estimular as ações de mulheres que fazem a diferença em suas comunidades e áreas de atuação, o Prêmio Mulher ArcelorMittal amplia sua abrangência e chega, neste ano, ao Estado do Ceará.

O lançamento oficial aconteceu nesta quinta-feira, 26 de outubro, em solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O prêmio acontece simultaneamente em três estados: além do Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina, onde a ArcelorMittal possui, respectivamente, as unidades Pecém, Tubarão e Vega.

Inspiração

O Prêmio Mulher ArcelorMittal está em sua terceira edição. Ele foi criado em 2019 com os objetivos de identificar e reconhecer mulheres, em diversas áreas de atuação, que estejam à frente de negócios ou projetos sociais transformadores e façam a diferença em suas comunidades. Também visa capacitar essas mulheres inspiradoras, reafirmando o compromisso da empresa com um mundo mais igualitário, justo e democrático.

Neste ano, com a participação do Ceará, a previsão é aumentar o número de inscritas no Prêmio Mulher ArcelorMittal, que na segunda edição teve mais de 290 participações. Em alinhamento aos princípios e valores da Política de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal, podem participar: mulheres, cisgêneros e transgêneros, acima de 18 anos, residentes nos estados participantes e à frente de projetos privados, públicos ou do terceiro setor.

Diversidade e inclusão

"A Diversidade e Inclusão" é uma temática que está na pauta da ArcelorMittal. Sabemos do nosso papel e responsabilidade na construção de um ambiente mais acolhedor, justo e plural para as mulheres, dentro e fora da nossa empresa. O Prêmio Mulher ArcelorMittal é uma das iniciativas que exemplificam na prática esse nosso objetivo. Por meio dele, identificamos e reconhecemos mulheres, em diversas áreas de atuação, que estão à frente de negócios ou projetos sociais transformadores nos seus estados. Fizemos isso em duas edições, que começou no Espírito Santo e depois abraçou Santa Catarina e, este ano, temos a alegria de trazer esse reconhecimento ao Ceará", destaca Erick Torres, CEO da ArcelorMittal Pecém.

As inscrições serão abertas na solenidade de lançamento, no dia 26 de outubro, e poderão ser feitas até 21 de janeiro de 2024, no site do prêmio https://brasil.arcelormittal.com/premiomulher. A divulgação das finalistas será em 26 de fevereiro e o evento de premiação, com apresentação das vencedoras em maio, em data e local a serem definidos.

erick
Erick Torres, CEO da ArcelorMittal Pecém e Luiza Helena Trajano, na Fiec, no lançamento da premiação Foto: Divulgação

O lançamento

Durante o evento de lançamento, será promovida palestra com a empresária Luiza Helena Trajano, uma das maiores representantes do empoderamento feminino, defendendo sempre a participação das mulheres nas posições de liderança das organizações, dentro e fora do Brasil. Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil. O grupo foi criado em 2013 com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o País por meio do protagonismo feminino, possui 119.908 participantes, em 155 núcleos no Brasil e no exterior.

Categorias concorrentes

- Empresas privadas com fins lucrativos:
• Microempreendedor Individual (MEI);
• Microempresa (ME);
• Empresa de Pequeno Porte (EPP);
• Média ou Grande empresa;

- Setor Público;
- Terceiro Setor;
- Empregada da ArcelorMittal;
- Imprensa (Reportagem);
- Acadêmicas (estudantes).

Avaliação e premiação

Todas as propostas concorrentes serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por representantes da sociedade com capacidade e experiência nos segmentos abrangidos pelo Prêmio Mulher e que considerará critérios como criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade, clareza e o potencial de transformação.

O concurso prevê duas premiações, sendo que a primeira será um treinamento com carga horária de 32 horas, a ser ministrado em conjunto, para as 63 finalistas (sendo 21 de cada Estado e três de cada categoria), em cada Estado. Todas receberão certificado de participação.

Ao final, a vencedora de cada categoria receberá um cartão-presente, a ser usado em qualquer estabelecimento, no valor de R$ 5 mil. Também será conferido um troféu, além de exclusiva medalha com a marca Dá Prêmio, um presente da ArcelorMittal a todas essas mulheres transformadoras da nossa sociedade.