Assaí conclui expansão; rede integra índice de sustentabilidade da B3 pelo 2º ano

assai
Foram 27 aberturas de megalojas em 2023 distribuídas em 11 estados brasileiros, sendo quatro novas unidades no Ceará em dois anos Foto: Divulgação

O Assaí Atacadista acaba de concluir o seu plano de expansão de 2023. Neste ano, o Assaí inaugurou 27 lojas – destas, 17 foram transformações dos pontos de hipermercados adquiridos em 2021 e 10 unidades orgânicas (quando os pontos são construídos do zero). Foram gerados mais de 7 mil novos postos de trabalho.  No Ceará foram quatro unidades em dois anos.

Com isso, o Assaí encerra 2023 com 288 lojas e presença em 24 Estados mais o Distrito Federal. A Companhia projeta cerca de 15 lojas em 2024 e aproximadamente 20 para 2025.  Esse marco foi atingido com a abertura do Assaí Ponta Negra, em Natal (RN), na última sexta-feira (22/12).

Sustentabilidade

O Assaí Atacadista passa a integrar, por mais um ano, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, o ISE-B3, instrumento da Bolsa de Valores brasileira que avalia as companhias que têm o comprometimento reconhecido com práticas de sustentabilidade em seus negócios. A nova listagem é válida a partir de janeiro de 2024 e este é o segundo ano consecutivo que o Assaí integra a carteira, ocupando a 53ª posição.

A carteira apoia o mercado financeiro em suas tomadas de decisões de investimento e avalia a performance das empresas nos quesitos ESG. Entre os critérios de avaliação para integrar a listagem estão Governança, Gestão e Desempenho das instituições em aspectos de Capital Humano, Governança Corporativa, Modelo de Negócios e Inovação, Capital Social, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Risco Reputacional.

Além de integrar esta seleta listagem que reúne 78 empresas de 36 setores, o Assaí também foi reconhecido pelo Índice Carbono Eficiente, o ICO2 da B3. Este indicador reforça o comprometimento da rede com a transparência de suas emissões de carbono e com sua meta em reduzir 38% da quantidade de CO² até 2030, tendo como base o total emitido por sua operação em 2015. Isto é: a meta de redução se baseia na quantidade de um parque de lojas que, à época, contava com 95 unidades e hoje tem 288 unidades, o que demonstra o forte compromisso do Assaí em reduzir o impacto de sua operação.

Listado na Bolsa de Valores de São Paulo e de Nova Iorque desde 2021, o Assaí, atualmente, está presente em 24 Estados além do Distrito Federal e possui cerca de 80 mil colaboradores(as) em todo o País.