Usina de dessalinização inicia obras no começo de 2024

dessal
Projeto foi aprovado pelo Coema por unanimidade, dirimindo a polêmica em torno da operação da obra e seu impacto na transmissão de internet

O Coema (Conselho Estadual de Meio Ambiente do Ceará) aprovou, por unanimidade, o Estudo/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Dessal - planta de dessalinização de água do mar que será instalada na Praia do Futuro, nesta quarta-feira (8). A obra polêmica é fruto de uma PPP (parceria público-privada) entre a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e a SPE Águas de Fortaleza.

A usina ganhou repercussão nacional quando associação de empresas do setor de telecomunicações levantou a possibilidade de o projeto, em sua operação, gerar interrupção da transmissão de internet em larga escala, considerando a presença de cabos submarinos na Praia do Futuro.

Próximo passo

Agora, a Semace (Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Estado) irá emitir a Licença Prévia (LP) e, ainda nos primeiros meses de 2024, serão iniciadas as obras do equipamento que terá capacidade de produção de 1 m³/s, aumentando em 12% a oferta de água e beneficiando cerca de 720 mil pessoas da Capital cearense.

Respostas

Durante a tramitação do estudo nos órgãos competentes, surgiram alguns questionamentos e todos foram respondidos com firmeza. “Foram 18 meses de estudos para que pudéssemos apresentar um projeto com excelência e tínhamos a certeza de que ele era tecnicamente e ambientalmente seguro. Estamos muito satisfeitos com este resultado e o povo cearense está de parabéns, pois a Dessal será a maior planta de dessalinização para consumo humano da América Latina, planejada com as técnicas mais modernas do mundo. Além disso, a obra tem um grande apelo social, uma vez que irá mitigar um problema histórico do Ceará que é a escassez hídrica”, afirma Renan Carvalho, diretor presidente da SPE Águas de Fortaleza.