Cultura e experiência afetiva: férias terão programação gratuita na orla de Fortaleza

orla
Secultfor e Instituto Cultural Iracema lançam "Festival Bora" com programação de férias gratuita na orla e em outras áreas de Fortaleza. O projeto reúne dança, teatro, música, design, arte urbana, circo, feiras criativas e programação infantil, com atividades da Barra do Ceará ao Titanzinho Foto: Divulgação

De 4 a 20 de julho, a Capital cearense será palco do Festival Bora Fortaleza, uma celebração que promove arte, cultura e experiências afetivas na orla da cidade, da Barra do Ceará ao Grande Mucuripe, passando pelo Centro. (Clique para ler sobre os turistas esperados).

Haverá uma programação ampla e diversidade de linguagens artísticas.

O evento alcança diferentes territórios, dando continuidade à descentralização das ações culturais da Prefeitura de Fortaleza. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação do Bora Fortaleza

O Festival Bora é um convite coletivo ao pertencimento. Com atividades distribuídas às sextas, aos sábados e aos domingos, o projeto ocupa espaços emblemáticos com uma programação que contempla dança, teatro, música, design, arte urbana, circo, feiras criativas e atividades para o público infantil. Além da Praia de Iracema, a agenda chega a territórios como Barra do Ceará, Pirambu, Centro e Grande Mucuripe.

Para a secretária da Cultura, Helena Barbosa, o Festival Bora nasce do compromisso de ampliar o acesso à cultura e fortalecer os vínculos entre arte, território e comunidade. A exemplo de eventos estruturantes como o Carnaval, o Aniversário de Fortaleza e o São João, e dos editais de fomento e processos de escuta, o Festival mantém a perspectiva de descentralização e ampliação das políticas culturais.

“O Bora é mais um incentivo para que fortalezenses e turistas diversifiquem suas experiências culturais, a partir da apreciação de múltiplas linguagens artísticas e da vivência de novos lugares, tão bonitos e potentes como a Praia de Iracema”, destaca a titular da Pasta.

Pontos diferentes

“Ao ocupar diferentes pontos da orla com uma programação diversa e gratuita, reafirmamos nosso compromisso com uma cidade mais inclusiva. É um convite para que as pessoas conheçam e se reconheçam em outros bairros da cidade, compartilhando juntas um movimento de celebração coletiva”, afirma João Wilson Damasceno, presidente do Instituto Iracema.

Comprometido com práticas sustentáveis, o evento incorpora ações que vão além da programação artística, seguindo estratégias que vêm sendo adotadas em outras iniciativas, como na comemoração dos 100 anos da Praia de Iracema, no último mês de maio, e atualmente na programação do São João de Fortaleza 2025. Coleta seletiva, campanhas educativas e incentivo ao consumo consciente, sob o conceito “Lixo Zero”, integram a programação, reforçando a importância de cuidar do meio ambiente enquanto se vive a cidade.

Várias atividades

Na programação musical, o público poderá curtir apresentações de nomes como Os Garotin, Di Ferreira, Duquesa, Cabulosa, Fernando Catatau, Baile do Ganja + BNegão, Outragalera, Baile Groovado (DJs Viúva Negra, Bugzinha e Rafa Lima), DJ Negona, Gabi Nunes, Dipas e Felipe Adjafre.

Às sextas e aos sábados, o Teatro São José, no Centro da Capital, receberá espetáculos que valorizam a produção local nas linguagens do teatro e da dança, a exemplo da Cia Bravia, dos grupos Nóis de Teatro e Bagaceira e da bailarina Wilemara Barros.

As manhãs de domingo são voltadas para o público infantil, com o programa Infância Viva na Praça, em parceria com a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) da Prefeitura de Fortaleza. As atividades serão realizadas no Passeio Público e na Praça do Mirante do Conjunto Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzón.

Conexão Bora

Outros destaques incluem os projetos Conexão Bora (rodas de conversa com artistas da programação do Estoril) e Farol Encantado, que levará grafite às escadarias do Mucuripe; passeios de barco na Barra do Ceará; passeio ciclístico Roda Rosa, no Grande Mucuripe; além de feiras criativas e mutirões de limpeza de praias. Alguns eventos serão acessados mediante inscrição e as orientações serão divulgadas posteriormente.