A economia de Fortaleza segue em ritmo de crescimento. Em setembro de 2025, a cidade contabilizou 333.146 CNPJs ativos, demonstrando a vitalidade do ambiente de negócios local. Apenas neste ano, 46.332 novos CNPJs entraram em atividade, número que já supera todo o volume de aberturas de 2024 em 3,52% — quando foram criadas 44.757 novas empresas.
Tendência positiva
A comparação entre os períodos equivalentes de janeiro a setembro de 2024 e 2025 reforça ainda mais a tendência positiva. Enquanto no ano passado foram abertas 33.998 empresas nesse intervalo, em 2025 o número saltou para 46.332, representando um crescimento de 36,28%, o que corresponde a 12.334 novos registros adicionais.
“O desempenho sinaliza confiança dos empreendedores e reflete o fortalecimento das políticas municipais de incentivo à formalização e apoio aos pequenos negócios”, afirma Antonio José Mota, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico.
Os dados, elaborados pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) com base em informações da Receita Federal do Brasil, evidenciam o dinamismo empreendedor de Fortaleza e a importância do ambiente favorável à abertura e manutenção de negócios na cidade.
Atividades
Entre as atividades econômicas predominantes na cidade, destacam-se setores de serviços, comércio e educação.
O mapeamento territorial mostra uma forte concentração empresarial nas áreas mais dinâmicas da cidade. Os bairros com maior número de CNPJs ativos são: Aldeota, Centro, Meireles e Messejana.