Qair recebe o Energy Observer, barco movido a hidrogênio verde

barco
O barco zero emissões, zero ruídos e autossuficiente em energia faz única parada no em Fortaleza Foto: Divulgação

O barco experimental Energy Observer faz uma parada inédita em Fortaleza. A embarcação é trazida pela Qair, empresa francesa de energias renováveis com atuação na Capital cearense. A parada faz parte de uma odisseia mundial que teve início em 2017, partindo de Saint-Malo, na França. 

A embarcação ficará ancorada no mar cearense por cerca de duas semanas, sendo esta, a 83ª escala de sua jornada de oito anos ao redor do mundo. A embarcação estará atracada no Marina Park Hotel.

A Qair, de origem francesa, tem operações em 20 países e mais de 30 anos de atuação em energias renováveis. Sua carteira de projetos conta mais de 10 GW em projetos de fontes renováveis, dentre os quais 487,2MW já se encontram em operação comercial e outros 101 MW em construção.

Laboratório

Desenvolvido a partir de um premiado catamarã, o Energy Observer é um laboratório para a transição ecológica e foi projetado com uma inovadora arquitetura energética para testa, em condições extremas, os limites das mais promissoras tecnologias de emissão zero. 

O sistema energético do Energy Observer abrange três fontes de energia renováveis (solar fotovoltaica, energia eólica e hidrelétrica) e dois tipos de armazenamento (baterias de íons de lítio e hidrogênio). O navio produz hidrogênio diretamente a bordo, por eletrólise da água do mar. As soluções são experimentadas, testadas ao limite e otimizadas para tornar a energia limpa uma realidade concreta e acessível a todos.

Experimental

“Energy Observer é uma plataforma experimental para as energias de amanhã. Uma embarcação inteligente e revolucionária que navega sem prejudicar o planeta. Sua propulsão elétrica é alimentada por energias renováveis, incluindo sol, vento e água. Mas o que a torna única é sua capacidade armazenar energia sob a forma de hidrogénio produzido a partir da água do mar, tecnologia que lhe permite navegar com total autonomia.

Visitação

Durante a parada de Fortaleza, além da visitação programada ao Energy Observer, os convidados poderão experimentar as exibições sobre transição energética e sobre a cultura oceânica, que acontecerão no domo reticulado do projeto Qair Experience, e dentro do Ônibus de Experiências da Qair.

O espaço Qair Experience, construído a partir de um reticulado estrutural de madeira, tem como proposito a divulgação do tema Transição Energética. O espaço abrigará exposições imersivas sobre o assunto. O Qair Experience contará também com a exposição de grupo gerador estacionário a base de hidrogênio, desenvolvido pela empresa francesa EODev. O equipamento é fruto de tecnologia desenvolvida e testada
para a propulsão do barco Energy Observer.

Marco

Jorge Borrell, CEO da Qair Brasil, comenta com entusiasmo a vinda do barco ao Ceará. “A Qair se orgulha de trazer o Energy Observer ao mar cearense. A vinda do primeiro barco movido a hidrogênio verde ao Brasil representa um marco em nossa jornada e reforça nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e a transição energética. Estamos empenhados em liderar o caminho em direção a um futuro mais limpo, onde as energias renováveis desempenham um papel central em nossa sociedade. É a nossa responsabilidade coletiva transformar nossas visões em ações concretas, e estou confiante de que juntos, construiremos um mundo mais verde e sustentável para as gerações futuras.” Afirma Borrell.

A Qair conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da empresa cearense CSI e de patrocinadoras do Projeto Energy Observer, como a Air Liquide, Toyota e Grupo Accor, nesta iniciativa.