Mais de 4,2 mil vagas em 100 empresas no mutirão do emprego do Ceará

img1
Representantes de 100 empresas participam do mutirão,  através de 18 unidades e 14 postos de atendimento   do IDT/Sine

“Espero sair daqui com meu primeiro emprego”, disse a estudante Amanda Paiva, 19, uma das inúmeras participantes da Black Friday de Empregos do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) do Governo do Ceará. A ação está ofertando mais de 4.200 vagas, através de 18 unidades e 14 postos de atendimento, nesta sexta-feira (24). O governador Elmano de Freitas acompanhou os atendimentos e conversou com cearenses na unidade do bairro Centro, em Fortaleza.

Elmano de Freitas destacou o grande número de oportunidades ofertadas para a população. “Hoje, estamos muito felizes em poder oferecer para os cearenses essa ação tão importante. Nós continuaremos trabalhando para garantir cada vez mais oportunidades de trabalho para o povo cearense”, disse.

Seleções e contratações

Ao todo, representantes de 100 empresas participam do mutirão, realizando seleções e contratações em tempo real. Ainda durante a Black Friday de Empregos, cupons para cursos gratuitos de capacitação, em parceria com o Sest/Senat, serão distribuídos.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, além das oportunidades, o momento de capacitação é também bastante importante. “Essa ação de hoje é uma verdadeira ponte entre o empresário e o trabalhador. Nosso papel é apoiar e qualificar o trabalhador cearense para que ele esteja apto para assumir esses postos de trabalho que estão sendo ofertados”, concluiu.

Presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo ressaltou a quantidade de vagas em diversos setores, atraindo e buscando empregar um maior número de pessoas. “Queremos que o trabalhador saia daqui já empregado. Temos também o cuidado em buscar a qualificação dessas pessoas para que elas possam ser inseridas no mercado o mais rápido possível. São mais de 4000 vagas, inclusive com 367 postos para trabalhadores com deficiência”, comentou.

Expectativa alta

Joilton de Brito, 30, foi até a unidade do IDT/Sine para dar entrada em seu seguro-desemprego. Contudo, ao ver a Black Friday de Empregos, aproveitou para ativar seu cadastro em busca de novas oportunidades. “Quero alguma vaga no setor de Indústria. Há algum tempo aconteceu essa mesma situação e pude ser encaminhado. Espero que aconteça novamente”, contou.

A jovem Amanda Paiva, 19, não conseguiu esconder a sua expectativa. A estudante de biomedicina busca seu primeiro emprego. “Cheguei cedo com minha mãe e estou com muita expectativa de conseguir sair com um emprego hoje. Acho que essa ação é importante principalmente para pessoas como eu, que buscam uma oportunidade”, disse.

Saldo positivo

De janeiro até setembro de 2023, o Ceará contou com a segunda maior taxa de aproveitamento de vagas no país, com 62,3%. Durante o mesmo período, o estado também foi líder de vagas captadas no Nordeste, sendo o sexto no país. Ao todo, o saldo positivo de empregos gerados é de 48.159 postos de trabalho.