Salão de Abril terá 38 obras em exposição e homenageia Descartes

gadelha
A mostra abre nesta segunda-feira (1º/4)  com trabalhos de artistas nordestinos e de duas obras do artista homenageado

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza a abertura do 75º Salão de Abril nesta segunda-feira (01/04), às 19h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra. A exposição seguirá aberta para visitação, de 1 de abril a 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.

Durante a abertura, os visitantes poderão conferir as obras dos 38 artistas selecionados no edital, além da exposição de duas obras do artista Descartes Gadelha. Os projetos inscritos foram avaliados pela comissão curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta, Lucas Dilacerda.

Confira a lista de artistas e trabalhos expostos no 75º Salão de Abril
(https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/resultado-final-salao-de-abril.pdf)

Saiba mais sobre a equipe de curadores
(https://www.salaodeabril.com.br/conheca-os-curadores-da-75a-edicao-do-salao-de-abril)

Os visitantes poderão conferir as obras que compõem a edição de 2024 da mostra, entre instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Durante o período que se estende até 29 de junho, o Salão de Abril apresentará uma programação diversificada, incluindo uma ampla variedade de arte, performances, seminários e intervenções artísticas.

Para o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a mostra segue como uma das mais importantes do cenário nacional e é um momento importante de reconhecimento dos artistas do Nordeste. "O Salão de Abril é um marco na cultura de Fortaleza e no panorama artístico nacional. Uma grande oportunidade de apreciar o talento dos nossos artistas e celebrar a riqueza da arte brasileira. É sempre recompensador promover e viver esse evento tão grandioso e histórico", destacou o secretário Elpídio.

Salão de Abril

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Perfil

O renomado artista Descartes Gadelha é o homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Serviço:
Abertura do 75º edição do Salão de Abril
Data: 1 de abril
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim
(Rua General Sampaio, 1632 – Centro)