Eólica da 2W mobiliza 300 pessoas; serão 58 aerogeradores

kairos
O parque eólico Kairós, em Icapuí, no Ceará, tem início da geração está previsto para junho de 2023 e tem capacidade para gerar energia para 2 milhões de pessoas Foto: Divulgação

A 2W está construindo seu segundo parque eólico no Nordeste do País, com capacidade instalada de 261 MW, em Icapuí (CE). Atualmente, o empreendimento mobiliza 300 pessoas. Já no pico das obras, a 2W irá gerar 600 postos de trabalho diretos e 2.400 indiretos.

No total, o parque eólico Kairós contará com 58 aerogeradores, de 4,5 MW cada, e o início da geração está previsto para junho de 2023.

Investimento

Serão investidos R$ 1,5 bilhão na construção do projeto que prevê a geração de 3 mil empregos diretos e indiretos e terá capacidade de gerar energia para 2 milhões de pessoas, ou 650 mil residências.

Etapas

O parque será implantado em duas fases. Na primeira fase, cujas obras já foram iniciadas, serão instalados 112,5 MW. Esta fase contará com 25 aerogeradores fabricados pela Vestas do Brasil, adquiridos em dezembro de 2021 e fabricados em Aquiraz (CE), a menos de 200 km do local das obras. 

Financiamento

O BNB está financiando a fase 1 do empreendimento, com aporte de R$ 422 milhões. Já na segunda fase, com previsão de início de obras no 1º semestre de 2023, serão instalados 148,5 MW, com 33 aerogeradores de 4,5 MW cada.

A 2W vem desenvolvendo projetos sociais voltados à comunidade residente na região do Complexo Eólico Kairós Wind. Além de priorizar a contratação de mão de obra local para a construção do empreendimento, há um projeto de subsídio financeiro para a elaboração do Plano Diretor do Município de Icapuí, em parceria com a Prefeitura de Icapuí e o meio acadêmico do estado do Ceará.

Mercado livre no CE

O objetivo da 2W é democratizar o acesso à energia no mercado livre a pequenas e médias empresas, com soluções inovadoras. O estado do Ceará reúne as melhores condições e possui uma quantidade de subsídios técnicos que facilitam a avaliação, como o atlas eólico e solar, projetado pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e Governo do Ceará. O estado tem 2.497 MW de capacidade instalada, 97 parques e 1.121 aerogeradores.

Além disso, o CE é responsável por 16,84% do consumo no mercado livre do Nordeste, com 662 unidades consumidoras. Os segmentos com maior representatividade de consumo industrial no mercado livre são: Têxteis, Minerais Não-metálicos, Metalurgia e Produtos de metal, Manufaturados Diversos e Alimentícios.

Potencial  

O Ceará tem potencial de 7 mil unidades consumidoras para migração, sendo a maioria do setor de agropecuária (15,1%), indústria de alimentos (5,6%) e cerâmica (5%). Com 27% das unidades consumidoras, o Ceará possui o maior potencial de migração no Nordeste (considerando grupo A), representando um consumo de 176,28 MWm.