Fiec: Ricardo Cavalcante é homenageado com a Comenda Beni Veras

ricardo

O Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, é o homenageado deste ano com a Comenda Beni Veras. A ação conjunta do SindConfecções e SindRoupas, dois sindicatos do segmento da moda no Ceará, reconhece desde 2012 grandes personalidades públicas e empresariais que ao longo de suas trajetórias, contribuem para o crescimento e o desenvolvimento da indústria de moda e da confecção no Estado. Neste ano, a cerimônia de entrega da Comenda Beni Veras acontece dia 23 de novembro, às 10h, na Fiec.

Homenagem

“Prestamos essa justíssima homenagem ao líder Ricardo Cavalcante que tanto contribui para alavancar nosso segmento da moda e da confecção e que estimula toda a indústria do Ceará. Com a Comenda Beni Veras, promovemos o encontro entre os líderes da confecção e os empreendedores que atuam na área, além de reconhecer grandes empresários e personalidades públicas”, declarou Paulo Alexandre de Souza, presidente do SindRoupas.

Para o presidente do SindConfecções, Daniel Gomes, “a Comenda Beni Veras é nossa forma de reconhecer o talento, o trabalho e as trajetórias de sucesso de pessoas que contribuem para o desenvolvimento e para o crescimento da indústria d​a​ confecção do Ceará. O presidente Ricardo Cavalcante tem sido um grande aliado nesse incansável trabalho para a indústria do Ceará”.

Perfil

José Ricardo Montenegro Cavalcante é industrial, com forte atuação nos setores de mineração de areia industrial, reflorestamento ambiental, energias renováveis e no segmento imobiliário. Há mais de três décadas, tem tido participação ativa no movimento associativo empresarial.

Foi Presidente do Sindbrita; Diretor e Vice-Presidente da Anepac; Presidente da Câmara Setorial da Mineração do Estado do Ceará; Diretor do Centro Industrial do Ceará; Presidente do Sindminerais, e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE. Desde setembro de 2019, é presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, eleito por unanimidade de todos os Sindicatos filiados. Em outubro de 2020, foi eleito Presidente da Associação Nordeste Forte, entidade que congrega todas as nove Federações das Indústrias da Região Nordeste do Brasil. Em maio de 2023, foi eleito Vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ações

Como presidente da FIEC, liderou um grande movimento junto aos setores produtivos cearenses na busca por soluções efetivas de combate aos impactos da pandemia de Covid-19, tendo contribuído de forma decisiva para salvar milhares de vidas e, ao mesmo tempo, manter em atividade todo o parque industrial no Ceará. No momento em que o mundo inteiro trava intensa batalha pela descarbonização do planeta, e os mercados globais experimentam a transição energética, Ricardo Cavalcante tem trabalhado diuturnamente para fazer do estado Ceará uma referência mundial em energias renováveis. Numa parceria entre o Governo do Estado, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a FIEC, criou e consolidou o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.

Com visão alargada do futuro, criou o Núcleo ESG-FIEC, que trata de questões relacionadas a boas práticas ESG nas indústrias cearenses. Junto com a certificadora internacional, Bureau Veritas, instituiu o Selo ESG-FIEC. Não por acaso, a Federação foi escolhida pelo Pacto Global da ONU no Brasil como organização âncora para sediar o HUB ODS no Ceará.

O nome da comenda

Benedito Clayton Veras Alcântara foi um administrador e político cearense. Mais conhecido como Beni Veras, demarcou o segmento de confecções e impulsionou a história do Ceará. Foi um dos principais executivos da Saronord, já extinta, que chegou a se situar entre as maiores empresas têxteis do Brasil e também executivo da Guararapes. Beni Veras liderou a instalação da empresa no Ceará, com a montagem de três fábricas e mais de 3 mil empregos gerados na época. Ele foi também o primeiro presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), a partir de 1978. Suas ideias inspiraram a criação do Movimento pelas Mudanças, que, segundo analistas políticos, revolucionou a forma de fazer política no Ceará. Representou o Estado no Senado entre 1991 e 1998. Deixou o Senado em 1º de janeiro de 1999 por ter sido eleito Vice-governador do Ceará. Com a renúncia do governador Tasso Jereissati, em abril de 2002, Beni Veras assumiu o governo do estado até janeiro de 2003. Nascido em Crateús, em 18 de agosto de 1935, faleceu em 06 de novembro de 2015.