Mercado livre de energia: Ceará é 3º NE com 863 pontos de consumo

livre
Bahia, Pernambuco e Ceará têm liderado com o maior número de unidades consumidoras

O mercado livre de energia, no qual o consumidor pode escolher o seu fornecedor e negociar condições de contratação, como prazos e tipo de fonte, segue em ritmo acelerado de crescimento no Nordeste, segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O Ceará é o 3º do Nordeste com 863 pontos de consumo.

Crescimento

De janeiro a agosto deste ano a região registrou a entrada de 1.006 novos consumidores, mais que o dobro dos 458 que migraram no mesmo período do ano passado. Pernambuco liderou o ranking, com o maior número de novas unidades nesses oito primeiros meses (220). A Bahia, porém, segue na frente da lista dos estados com maior volume de cargas que já compram energia no ambiente.

Segundo a CCEE, a procura maior tem relação com o cenário de preços mais competitivos no mercado livre no último ano. “O consumidor tem liberdade para comprar sob demanda, flexibilidade para negociar o preço direto com o fornecedor e maior previsibilidade financeira”, explica Talita Porto, vice-presidente da CCEE.
 
Abertura do mercado livre

O mercado livre, atualmente, está restrito aos grandes consumidores, mas a CCEE tem trabalhado junto ao Ministério de Minas e Energia – MME e Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para que o ambiente esteja acessível para uma parcela maior da sociedade. Neste sentido, a partir de janeiro de 2024, já será possível a migração de todos os consumidores ligados na alta tensão, independentemente do volume de carga, conforme determina a Portaria nº 50/22, do MME.

A Câmara, que é a organização responsável por tornar possível a compra e a venda de energia em todo o país, também já tem se preparado e reforçado suas operações para receber os novos entrantes do segmento com eficiência e qualidade. Com o objetivo de simplificar o processo de adesão ao mercado livre, a CCEE lançou neste ano um novo modelo de assinatura eletrônica avançada, que utiliza tecnologias de blockchain para permitir que os documentos sejam firmados em poucos cliques. Saiba mais neste Link.