ArcelorMittal Pecém recebe visita do governador: maior indústria do Ceará

mitta
A companhia gera mais de cinco mil empregos, beneficiando mais de 20 mil pessoas e integra a ZPE-CE Foto: Divulgação

O governador Elmano de Freitas visitou, nesta quinta-feira (4/4), a sede da ArcelorMittal Pecém, principal indústria do Ceará.

A unidade está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Elmano de Freitas destacou a importância da empresa para o desenvolvimento do Estado. “São mais de 5 mil empregos, mais de 20 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente. Não tenho a menor dúvida que a ArcelorMittal é uma peça chave para o desenvolvimento do Ceará”, disse.

3 milhões de ton de placas/ano

A ArcelorMittal Pecém conta com cearenses em 80% de sua área operacional. A empresa produz três milhões de toneladas de placas de aço por ano, com 550 tipos diferentes de aço, dos quais 243 são de alto valor agregado.

Potencial

CEO da ArcelorMittal Aços Planos da América Latina, Jorge Oliveira, salientou o valor do capital humano do Ceará para o crescimento da empresa. “Viemos para ficar. É um Estado que tem potencial a partir do seu capital humano e a gente tem a oportunidade, no futuro, de fazer verticalização dos nossos processos, dos nossos produtos e que, com certeza, vai gerar valor para a nossa organização e para o Estado, com potencial de muitos negócios acontecendo por aqui”, pontuou.

Indústria âncora

Para Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, o Ceará está colhendo anos de investimento no CIPP. “A ArcelorMittal é o que chamamos de indústria âncora, muito importante. Estamos vendo agora o resultado de anos de investimento por parte do Governo do Ceará. Agora é seguir avançando”, afirmou.

Parceria com o Pecém

Importante estrutura para o economia e desenvolvimento do Ceará, o CIPP comporta a sede da ArcelorMittal e de outras empresas, além de avançar em outras áreas com boas expectativas para o estado.

“Desde a chegada da ArcelorMittal ao Pecém, temos percebido um trabalho em conjunto muito grande, na ânsia de resolver os desafios, que são muitos. Gostaria de agradecer a parceria e dizer que estou orgulhoso de todo esse trabalho. Podem contar com o Complexo do Pecém para seguir avançando”, comentou Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.

Também participaram do evento a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres; a diretora vice-presidente financeira do CIPP, Rebeca Oliveira; o presidente da ZPE Ceará, Hélio Winston Leitão; entre outras autoridades.