Imposto de Renda Pessoa Física pode ser destinado para apoiar crianças

leão
Declarantes podem destinar até 3% do seu IR para a Associação Peter Pan, incluindo quem tem imposto a receber, sem acarretar qualquer ônus fiscal

Todo contribuinte que declara seu Imposto de Renda Pessoa Física pelo modelo completo, tem a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. 

Até o dia 31 de maio deste ano, os contribuintes podem destinar até 3% do valor devido para a Associação Peter Pan (APP), uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que há 28 anos presta apoio e assistência na luta contra o câncer infantojuvenil.

Sem custo

A destinação não é uma doação direta, ou seja, não tem nenhum custo adicional e não acarreta qualquer ônus fiscal ao contribuinte. Mesmo quando tenha valores a restituir, será adicionado ao montante o valor antecipado da destinação. Do montante que já seria normalmente pago à União, o equivalente a 3% deste valor pode ser destinado para uma causa muito nobre e séria, como é o caso do trabalho realizado pela Associação Peter Pan, onde o valor destinado será empregado de forma responsável e transparente.

Associação Peter Pan

A Associação Peter Pan é reconhecida pela sua dedicação e empenho em fornecer suporte integral e humanizado para crianças, adolescentes e seus familiares no enfrentamento da dura batalha contra o câncer. Por meio dos seus 16 programas sociais realizados dentro do Hospital Peter Pan, a instituição assiste, mensalmente, cerca de 1.300 famílias, dando todo apoio e ajuda necessária durante o tratamento contra a doença, sendo um pilar de esperança e conforto para quem tanto precisa.

Admara Pinheiro, Gerente de Mobilização de Recursos da Associação Peter Pan, destaca a importância dessa destinação e como ela impacta positivamente na vida das crianças, adolescentes e famílias assistidas pela instituição: "A destinação do Imposto de Renda para a Associação Peter Pan é uma oportunidade ímpar para os contribuintes que, além de exercer sua responsabilidade cidadã, podem praticar a solidariedade e fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Essa iniciativa não apenas oferece apoio financeiro para nossa instituição, ela nos possibilita trazer esperança e conforto para as famílias que enfrentam essa difícil jornada. O apoio de todos é fundamental para continuarmos nossa missão."

Como destinar?

Passo 1 - Faça sua declaração normalmente e apure seu Imposto de Renda pelo formulário completo.

Passo 2 - Após o preenchimento de todos os rendimentos tributáveis, acesse a Ficha da Declaração, clique no item “Doações Diretamente na Declaração – ECA”, selecione aba “Criança e Adolescente” e clique no ícone “Novo”.

Passo 3 - Escolha “Estadual” como Tipo de Fundo e, em seguida, selecione “CE – Ceará” como UF (Unidade da Federação). Na sequência o campo CNPJ será automaticamente preenchido pelo programa.

Passo 4 - Observe no canto inferior direito o Valor Disponível para Doação. Então você copia esta quantia disponível para o campo “Valor”.

Passo 5 - Agora vá para IMPRIMIR e emita o DARF em Doações Diretamente na Declaração – ECA.

Passo 6 - Pague até a data de vencimento do documento para que seu gesto de solidariedade seja aceito pela Receita Federal.

Depois de realizar o pagamento, é imprescindível enviar uma cópia/foto do DARF e do comprovante de pagamento para o número (85) 99994-8171 ou para doe@app.org.br. Apenas desta forma poderemos garantir que sua destinação será efetivada para a Associação Peter Pan.

Dúvidas?

A instituição também disponibiliza de um canal de atendimento humanizado para que os declarantes possam tirar suas dúvidas pelo WhatsApp (85) 9 9994-8171 ou pelo site da instituição app.org.br onde o contribuinte tem acesso ao passo-a-passo sobre a destinação de forma simples e dinâmica.