Juventude Digital abre 45 vagas para curso de manutenção de computadores

jd
Serão três turmas, para jovens de 15 a 29 anos residentes em Fortaleza e uma quarta exclusiva para os membros das associações de catadores e seus filhos

O programa Juventude Digital, da Prefeitura de Fortaleza, está com inscrições online (jd.fortaleza.ce.gov.br) abertas a partir da quinta-feira (21/09) para o curso de Manutenção e Montagem de Computadores do Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT Praia de Iracema). 

São 45 vagas, distribuídas em três turmas, para jovens de 15 a 29 anos residentes em Fortaleza. A formação é gratuita, possui duração de 24 horas e as inscrições ficam disponíveis até domingo (24/09).

As aulas acontecem no prédio localizado na Rua dos Tabajaras, 428, na Praia de Iracema, começando a partir de terça-feira (26/09). 

Catadores

Desta vez, o curso contará com uma quarta turma exclusiva para os membros das associações de catadores e seus filhos. Na quarta-feira (20), as entidades ganharam 15 computadores consertados por alunos do Juventude Digital. 

Segundo Ianna Brandão, coordenadora do programa, serão direcionados ainda bolsistas do JD para apoio nesses espaços. “Com essa ação, os catadores receberão capacitações sobre manutenção dos equipamentos e letramento digital. Assim, garantimos a inclusão tecnológica e otimizamos a rotina desses trabalhadores que são nossos grandes parceiros”, explica.

Centro de Recondicionamento Tecnológico

Inaugurado em novembro de 2022, o CRT, já formou 14 turmas do curso com 146 alunos capacitados. O local recebeu ainda cerca de 5 toneladas de resíduos eletrônicos. Três toneladas foram repassadas à associações de catadores para o descarte correto, gerando R$ 20 mil de renda.

Coordenado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) e pelo programa Juventude Digital, o CRT integra uma série de iniciativas inovadoras na área de resíduos sólidos. Além do Centro, todas as Secretarias Regionais de Fortaleza recebem resíduos eletrônicos.

Serviço
Curso de Manutenção de Computadores do CRT
Inscrições: de 21/09 (quinta-feira) a 24/09 (domingo) no portal jd.fortaleza.ce.gov.br