BS Design marca 5 anos com exposição "Um Salto para o Futuro"

bs
O empresário Beto Studart ressalta o orgulho da concepção da obra e o sucesso de empreendimento

Com quase 100% de seu espaço comercializado, o BS Design, empreendimento comercial que se destaca em Fortaleza por sua sofisticação, funcionalidade e gentileza urbana, completou cinco anos de entrega no último dia 28 de março. 

Para marcar a data, a BSPAR está promovendo diversas ações reforçando a importância do espaço para a cidade, além de reforçar a parceria com os salistas, fornecedores e usuários do espaço. Durante esta semana, como parte da programação, os salistas do BS Design foram surpreendidos com a entrega de flores e um cartão assinada pelo próprio presidente Beto Studart.

No cartão, Beto Studart ressalta o orgulho da concepção da obra e o sucesso de empreendimento, que chama a pensar a cidade com o olhar voltado a usufruir do melhor que um espaço de encontros e afetos pode proporcionar. 

Fotografias

Ele também convida para a exposição "Um salto para o futuro", que será aberta nesta quinta-feira (4/4) e ficará instalada nos próximos 30 dias no hall de entrada das torres Norte e Sul. A ideia da exposição é mostrar parte da concepção à execução desse novo conceito urbano de Fortaleza. A exposição é gratuita e o acesso é livre. Já na Praça BS, ao ar livre, um painel de leed veiculará vídeos e imagens.

Já nas redes sociais, os interessados poderão também acompanhar depoimentos e relatos que marcaram a história do prédio. A exposição terá, dentre outras fotos, uma imagem da década de 1940, onde se vê o Hospital Militar do Exército em meio a extensas áreas ainda não edificadas. 

Em frente, surgiria a primeira praça da Aldeota, que foi denominada inicialmente Clóvis Beviláqua, de acordo com a Lei nº 123, de 11 de abril de 1945, publicada no Diário Oficial do Município em 7 de maio daquele ano. O hospital e a praça, que hoje se chama Carlos Alberto Studart Gomes, foram marcos da cidade durante décadas. Ao lado do hospital, 79 anos depois, seria erguido o BS Design, hoje referência arquitetônica de Fortaleza.

50 projetistas

A obra do BS Design envolveu mais de 50 projetistas e todo o acompanhamento foi feito utilizando a plataforma. Essa inovação na engenharia civil e na arquitetura do Ceará deu a BSPAR o Prêmio BIM Destaque 2018, oferecido pelo Sinduscon CE. Mas não só isso. A Sippro Engenharia, responsável pela implementação do BIM do BS Design, apresentou artigo sobre o uso desse recurso na 27ª edição do congresso do International Group of Lean Construction – (IGLC), realizado em Dublin, na Irlanda. Outro aspecto em relação ao BS Design, é que o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou a disciplina optativa “Tópicos de Construção: Construindo o BS Design”.

O empreendimento foi escolhido como referência para a universidade por ser o primeiro edifício com conceito A+ em Fortaleza, a mais alta graduação internacional, além de ter a Pré-certificação LEED, selo que garante que o empreendimento obedece todas as indicações de sustentabilidade na construção civil. A procura pela disciplina superou as expectativas, foram mais de 130 inscrições para 35 vagas disponíveis. Mas se inovação, ousadia e beleza definem o conceito do BS Design, o segredo está nos detalhes. Foi assim na apresentação do stand de vendas com mil metros quadrados, que se tornou um marco na construção civil em Fortaleza.

A maneira como foi apresentado o BS Design se inseriu no vanguardismo de apresentação do produto, no decorado, na maquete gigante e até na comunicação visual do tapume. Para se ter ideia, antes de ser aberto o stand, o tapume da obra foi especialmente preparado com leed e canhões de luz no meio do terreno, criando a expectativa no novo que estava por vir. Já a complexidade de uma obra desse tamanho envolve estruturas que acabam se tornando várias obras dentro de uma só. Do planejamento à operação, as etapas de macro importância - contenção, escavação, fundações, estrutura de concreto, entre outras, ganham a sua própria dimensão.

A exposição revela ainda detalhes do processo de escavação até o 5º subsolo, onde foi construída uma rampa de acesso. Com o fim das escavações e a desativação do acesso, era preciso puxar os equipamentos, processo que se deu através do içamento por guindaste de 200 toneladas. Esse trabalho exigiu uma nervosa ação de engenharia, pois estavam sendo retirados equipamentos como tratores e escavadeiras de várias toneladas por içamento negativo de 21 metros. A retroescavadeira da foto, por exemplo, pesava aproximadamente 30 toneladas. Para evitar riscos no entorno da obra houve a interdição da rua. Toda a ação foi feita durante à noite e durou menos de 12 horas.