22° Festival de Esquetes de Fortaleza acontece no Teatro da Praia

esquetes
O Festival, idealizado e dirigido pelo ator e diretor Carri Costa, revela novos talentos do teatro cearense há mais de duas décadas

O Festival de Esquetes de Fortaleza - Fesfort, começa sua edição de 2024 nesta quarta, 21 de fevereiro, no Teatro da Praia. O Fesfort surgiu em 1997, com o objetivo de fomentar a produção teatral local, valorizar os artistas e incentivar a criatividade e a diversidade de linguagens cênicas.

A premiação reconhece os destaques em vários quesitos, com o troféu Gasparina Germano, uma homenagem à atriz cearense ícone das décadas de 30 e 40. Esse ano serão homenageados o ator e diretor Rogério Mesquita e o dramaturgo B de Paiva.

Arte 

O Fesfort se consolidou como um espaço de formação, intercâmbio e difusão da arte teatral, revelando novos talentos e promovendo a cultura cearense. Ao longo de sua trajetória, o festival recebeu mais de 300 esquetes, de diversos gêneros e estilos, que refletiram sobre temas como política, violência, sexualidade, religião, humor, poesia e memória.

Em 2024 serão apresentadas 20 esquetes teatrais, com diversos artistas amadores, de 21 a 25 de fevereiro, de quarta a domingo, no palco do Teatro da Praia. As apresentações do 22° Fesfort acontecem às 19h e tem entrada gratuita.

Idealizador

Carri Costa é um dos nomes mais conhecidos e respeitados do teatro cearense. Com mais de 40 anos de carreira, ele já atuou, dirigiu e produziu dezenas de espetáculos, além de participar de filmes, séries e programas de TV. Sua marca registrada é o humor, que ele usa para abordar temas sociais, políticos e culturais.

Um dos seus trabalhos mais recentes foi a série Cine Holliúdy, exibida pela Rede Globo, na qual interpretou o personagem Lindoso, um prefeito corrupto e fanfarrão. A série, que teve duas temporadas, foi inspirada no filme homônimo de Halder Gomes, que também contou com a participação de Carri Costa.
Outro projeto de destaque é o Teatro da Praia, espaço cultural que ele fundou e administra há quase 30 anos, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O teatro é um dos principais palcos da cidade, recebendo espetáculos de diversos gêneros e grupos, além de sediar oficinas, cursos e eventos.
Um desses eventos é o Fesfort - Festival de Esquetes de Fortaleza, que Carri Costa idealizou e coordena desde 2004. O festival é um dos mais importantes do estado, reunindo artistas de todo o país, que apresentam cenas curtas de até 15 minutos, concorrendo a prêmios e troféus.

Rogério Mesquita

Rogério Mesquita foi um dos nomes mais importantes e influentes do teatro cearense contemporâneo. Ator, produtor, gestor e ativista cultural, ele foi um dos fundadores do grupo Bagaceira de Teatro, um dos mais premiados e reconhecidos do estado. Ele também foi responsável pela criação e administração da Casa da Esquina, um espaço independente e sede do Bagaceira, que abrigou diversos projetos, espetáculos e eventos artísticos.
Rogério Mesquita nasceu em 1979, em Fortaleza, e começou sua carreira no teatro aos 18 anos, no grupo Teatro Jovem, dirigido por Ricardo Guilherme. Em 1999, ele se juntou a outros jovens atores e fundou o grupo Bagaceira de Teatro, que se destacou pela pesquisa de linguagem, pela estética irreverente, pela crítica social e pela ousadia cênica.

B de Paiva

José Maria Bezerra de Paiva, mais conhecido como B de Paiva, foi um ator, diretor, dramaturgo, poeta, professor e gestor cultural que marcou a história do teatro cearense e brasileiro. Nascido em Fortaleza em 1932, iniciou sua carreira aos 15 anos no grupo Teatro-Escola do Ceará, fundado por Nadir Saboya e Maristher Gentil. 

B de Paiva se destacou como ator, interpretando personagens marcantes como o Rei Saul, em Um uísque para o rei Saul, de Oduvaldo Vianna Filho, e o Capitão Rodrigo, em O tempo e o vento, de Érico Veríssimo. Como diretor, ele realizou montagens memoráveis como Bodas de sangue, de Federico García Lorca, e A distância da lua, de Italo Calvino. Como dramaturgo, ele escreveu peças originais como A morte do rei, O homem que não sabia nada e A última ceia.

B de Paiva faleceu em 2023, aos 90 anos, em Fortaleza, onde vivia desde 1995. Ele deixou um legado de cultura e afeto para o teatro cearense e brasileiro, sendo reconhecido como um dos maiores nomes da cena nacional. Em 2024, ele será homenageado no Fesfort - Festival de Esquetes de Fortaleza, que chega à sua 22ª edição.

Teatro da Praia

O Teatro da Praia, fundado pelo diretor e ator Carri Costa em 1993, é um dos espaços culturais mais tradicionais e queridos de Fortaleza. Ao longo de seus 30 anos de existência abrigou diversas peças teatrais, shows, exposições, oficinas e eventos, além de ser a sede da Cia. Cearense de Molecagem, grupo que se destaca pela comédia popular e irreverente.

Em 2021, o Teatro da Praia enfrentou uma série de dificuldades que ameaçaram sua continuidade. A escolha da avenida Monsenhor Tabosa como novo endereço do Teatro da Praia não foi por acaso. A via, que é uma das mais antigas e movimentadas de Fortaleza, é conhecida por abrigar um dos maiores corredores turísticos da cidade, com centenas de lojas de artigos de vestuário da moda local e itens de artesanato. Carri Costa acredita que o Teatro da Praia pode contribuir para a revitalização e a valorização da avenida, atraindo mais público, comércio e cultura para o local. 

Fesfort

O Festival de Esquetes de Fortaleza (Fesfort) é um dos eventos mais tradicionais da cena teatral cearense. Criado em 1997, o festival surgiu como uma alternativa para os artistas locais mostrarem e discutirem seus trabalhos experimentais, em um cenário de escassez de espaços culturais na capital. Desde então, o Fesfort se consolidou como um espaço de valorização e divulgação da produção teatral do estado, reconhecido por lei estadual e pelo edital de festivais da Lei Paulo Gustavo. Além disso, o festival também homenageia a cada ano uma personalidade da história teatral do Ceará com o troféu Gasparina Germano. 

Serviço

22° Festival de Esquetes de Fortaleza 2024
De 21 a 25 de fevereiro, de quarta a domingo, às 19h.
Teatro da Praia
Avenida Monsenhor Tabosa, 177 - Praia de Iracema
Entrada franca.