Fortaleza lidera na geração de empregos no Norte e Nordeste

pirambu
Na Capital cearense foram criados mais empregos em 2023 com carteira assinada que em 13 estados do Brasil

Em 2023, Fortaleza apresentou um saldo positivo de 28.221 vagas de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse número é o primeiro lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil: ficando à frente das capitais Recife (21.124) e Manaus (19.059).

Fortaleza também se destaca com o maior saldo de empregos entre as capitais do Nordeste: são 690.207 pessoas trabalhando com carteira assinada. Deste total, entre 2021 e 2023, foram gerados mais de 103 mil empregos, o que representa 51% dos empregos gerados em todo o Ceará.

O desempenho demonstra o compromisso da gestão com uma economia cada vez mais forte, afirma o prefeito José Sarto. "Seguiremos investindo em ações de capacitação, estimulando o surgimento de novos negócios com incentivos fiscais e desburocratização de serviços. Tudo isso para proporcionar mais oportunidades para a nossa gente", diz.

Política pública

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, também comemora: "os números positivos mostram, mais uma vez, que a política pública vem dando certo. Estamos apostando no pequeno empreendedor - que gera sete em cada 10 empregos - e garantindo qualificação profissional e crédito orientado para quem mais precisa. Temos visto muito destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste e uma das cidades que mais gera empregos no Brasil", enfatiza.