Tecnologia: Samsung anuncia novidades com Inteligência Artificial e inclui robô

samsung
TVs, projetores, equipamentos de áudio, além de eletrodomésticos como geladeira, cooktop e combo de lavanderia, integram portfólio 2024 da Samsung Fotos: Divulgação

A Samsung Electronics aproveitou a participação na CES 2024 para compartilhar sua visão de como a tecnologia baseada na inteligência artificial (IA) permitirá que as pessoas experimentem seus dispositivos de forma mais intuitiva e conveniente, além de apresentar a tecnologia por trás dessa visão com os novos produtos que usam recursos de IA para tornar o dia a dia mais fácil, prático e conectado. Os principais anúncios da marca que devem chegar ao Brasil em breve. Veja quais são:

Smart TV Neo QLED 8K e 4K

A tecnologia de IA está transformando a forma como os produtos de exibição visual, auditiva e os dispositivos digitais são usados. Um grande exemplo é a Samsung Neo QLED 8K QN900D com processador AI integrado, NQ8 AI Gen 3, equipado com uma rede neural AI 8 vezes maior e um NPU duas vezes mais rápido que seu antecessor1 para aprimorar automaticamente o conteúdo de baixa resolução e fornecer aos usuários uma experiência de visualização com qualidade de até 8K, além de aumentar a nitidez das imagens em movimento rápido por meio do AI Motion Enhancer Pro.
 
Entre outros recursos, destacam-se o Active Voice Amplifier Pro, que analisa voz e ruído de fundo por IA a fim de otimizar a audição de TV como se estivesse na primeira fila de um estádio ou cinema Outro destaque é o sistema operacional Samsung Tizen, que oferece os aplicativos, serviços, conteúdo personalizado e recomendações de serviços mais recentes para aprimorar sua experiência de entretenimento, além de recursos de acessibilidade, como o de linguagem de sinais, que pode ser facilmente controlado com gestos para deficientes auditivos, além da função de legenda de áudio que transforma o texto na tela em palavras faladas em tempo real para pessoas com baixa visão. As Neo QLED 8K, nos modelos QN900D e QN800D, assim como os modelos Neo QLED 4K, incluindo a nova Gaming TV, chegam ao Brasil em 2024.

Smart TV Samsung OLED
 
O modelo Samsung OLED S95D conta com opções de tela grandes de 55, 65 e até 77 polegadas que exibe detalhes excepcionais, além da alta taxa de quadros (até 144 Hz2) que apresenta imagens intensamente vibrantes, com movimentos fluidos e ação cristalina. A tela é 20% mais brilhante que os modelos anteriores3, com pretos profundos e ricos, além da precisão de cores aprimorada por IA, com a certificação Pantone Validated™.

A nova tecnologia OLED Glare Free – projetada especificamente para a S95D de 2024 – preserva a precisão das cores e reduz os reflexos, mantendo a nitidez da imagem para garantir uma experiência de visualização envolvente mesmo sob a luz do dia. O revestimento de baixo reflexo otimizado para OLED também ajusta o equilíbrio entre brilho e reflexo graças a uma nova camada de revestimento rígido e seu padrão de revestimento. A S95D e a S90D chegam ao Brasil em 2024 em diferentes opções de polegadas.

ballie
O robozinho Ballie evoluiu para ser um verdadeiro companheiro de IA, capaz de interagir com outros dispositivos inteligentes e fornecer serviços personalizados

Ballie, o robô companheiro de IA

A Samsung também fez grandes atualizações no Ballie, o robô móvel de IA apresentado pela primeira vez na CES 2020. Ballie agora evoluiu para ser um verdadeiro companheiro de IA, capaz de interagir com outros dispositivos inteligentes e fornecer serviços personalizados, como cuidar de tarefas para você ou projetar imagens e vídeos para que os usuários possam visualizar informações importantes em seu dia a dia, como previsão do tempo ou outros conteúdos relevantes, onde quer que estejam. A nova versão do Ballie não tem previsão de lançamento no Brasil.

Painel MICRO LED transparente

Durante a CES 2024, a Samsung mostrou ao mundo infinitas possibilidades de telas com a nova MICRO LED transparente, que se assemelha a um pedaço de vidro transparente, com um chip de MICRO LED extremamente pequeno instalado. O modelo passa por um processo de fabricação extremamente preciso, que elimina junções e refração da luz, possibilitando imagens nítidas e sem obstruções, uma opção ideal para diversas aplicações em residências e ambientes corporativos.

Seu design modular possibilita aos usuários personalizar a forma, o tamanho e a proporção das telas para se adequar a qualquer espaço. Os anos de pesquisa e desenvolvimento realizados pela Samsung, resultado de sua expertise em semicondutores, resultaram em um processo altamente eficaz, permitindo que os circuitos de operação do chip LED fossem depositados diretamente no vidro para mitigar, assim, a perda de brilho que os usuários podem experimentar com telas convencionais. A MICRO LED transparente ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Music Frame

Entre os equipamentos, a Samsung também aproveitou para destacar o Music Frame, alto-falante com uma capa personalizável que se integra perfeitamente no ambiente dos usuários. Através do Q-Symphony, o Music Frame sincroniza com TVs e Soundbars da Samsung, trazendo sons graves enriquecidos e Som Surround com dois woofers integrados para utilizar em casa com facilidade. O Music Frame da Samsung será comercializado no Brasil em 2024.

Projetor The Premiere 8K
 
O projetor The Premiere 8K, outro destaque anunciado durante a CES 2024 pela Samsung, apresenta não apenas uma tela de 150 polegadas, mas também a primeira transmissão 8K sem fio do mundo disponível em um produto do tipo. Ou seja, os usuários poderão desfrutar de uma experiência de visualização em grande escala como no cinema, mas no conforto de suas casas, de forma mais prática e fácil. The Premiere 8K ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Geladeira Bespoke 4-Door Flex
 
Esse refrigerador apresentado na CES 2024 pela Samsung possui uma tela de 32 polegadas que apresenta o novo AI Vision Inside. O AI Vision Inside é uma função que, a partir de uma câmera interna, reconhece mais de 30 itens diferentes que são colocados e retirados da sua geladeira, além de sugerir receitas com os ingredientes. 

Os usuários também podem definir “datas de validade” para os alimentos, direto na tela, fazendo com que a geladeira envie uma notificação quando a data escolhida estiver próxima. A Geladeira Bespoke 4-Door Flex™ com AI Family Hub™+ da Samsung será comercializada no Brasil ainda no primeiro semestre de 2024.

Cooktop Anyplace Induction
 
O Cooktop Anyplace Induction leva a conectividade IA um passo adiante, já que as receitas salvas no Samsung Food podem ser compartilhadas na tela de 7 polegadas do cooktop para que os usuários possam acompanhar facilmente enquanto cozinham. Sem previsão de lançamento no Brasil.