Festival Costume Gourmet terá formato de galeria de arte

gourmet
Experimentação  com a gastronomia apresentada de uma forma inédita é a proposta do festival em 2023. As inscrições estão abertas e o evento que acontecerá nos dias 20 a 22, no RioMar Fortaleza

As expectativas para 2023 apontam que os consumidores estarão cada vez mais atentos para informações acerca da origem dos alimentos, e ansiosos para retornar com mais força às experiências de alimentação fora do lar.

Neste mês de janeiro, de 20 a 22, eles terão a oportunidade de conferir a gastronomia de uma forma inédita, no terceiro Festival Costume Gourmet, promovido pelo Mercadinhos São Luiz e parceiros.

Como você nunca viu

Com o tema “A gastronomia como você nunca viu”, a edição deste ano contará com uma galeria de arte, tendo os alimentos e bebidas como obras a serem admiradas, ativando todos os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.


Os ingressos já estão disponíveis no site (costumegourmet.com.br) com opções de compras individuais ou combo para os três dias, que variam de R$ 12,50 (meia) a R$ 50. Como parte do compromisso social, toda a renda do evento será destinada ao Instituto Povo do Mar (IPOM), ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e ao Instituto Primeira Infância (Iprede). 

Galeria

A galeria de arte gastronômica será montada no espaço de eventos do RioMar Fortaleza (Piso L3). O visitante será levado a conhecer alas que destacam os alimentos desde a origem, passando pela agricultura, pecuária, laticínios, bebidas, frutos do mar, entre outros. Através da interatividade, o passeio conectará os visitantes por meio dos cinco sentidos, entre telas de touchscreen, fones de ouvido e outros elementos tecnológicos que irão permitir uma maior imersão e conhecimento sobre o assunto. No total, 30 exposições fazem parte da programação que contará com paredes de experiências, estandes, mesa redonda e oficinas gastronômicas. 


“A ideia da criação para esse festival foge de todo o conceito de eventos de gastronomia, pois ele não se define apenas na proposta da degustação. Através dos corredores, o público poderá conhecer os chefs e aprender novas receitas; terá a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a origem dos ingredientes, formas de preparo, armazenamento, dicas de consumo e outras curiosidades tão importantes nesse meio. Contamos com um super time de parceiros, apoiadores e fornecedores, em um trabalho conjunto, e estamos felizes com a construção dessa nova forma de apresentar a gastronomia”, adianta Ana Luiza Ramalho, Gerente de Marketing do Mercadinhos São Luiz. 


Para dar o gostinho do que está por vir, Ana Luiza antecipa que o visitante do Festival Costume Gourmet sairá do evento cheio de vontade de montar uma mesa posta e servir uma bela refeição, depois de passar por todas as experiências do evento: “Nesta mostra de arte gastronômica, o visitante vai conferir uma exposição fotográfica (Food styling); vai poder moer o próprio café; passear pelo velho e novo mundo dos vinhos, conhecendo mais sobre os utensílios, coloração e harmonização; aprender sobre os diferentes cortes e preparos de bovinos e suínos; aprofundar conhecimento sobre tipos e preparos de massas; e muito mais surpresa e conteúdo nas nossas mesas redondas”, diz. 

Sem desperdício

Durante o Festival Costume Gourmet, terá ainda um espaço reservado para falar sobre o desperdício de alimentos e como evitá-los através de práticas que podem ser aplicadas no dia a dia. A proposta é que os participantes conheçam sobre as opções de aproveitamento integral dos itens e projetos sociais que trabalham com a causa.  

Junto com o Mercadinhos São Luiz, assinam a realização do evento as empresas: Trebeschi, 3 Corações, J. Macedo, Pepsico, MDB, D'Origem, Brava, Granja Regina, Merci, Nestlé Linha Seca, Nestlé DPA e Sadia. 

Mercadinhos São Luiz

O Mercadinhos São Luiz atua há 50 anos no Ceará. Iniciado na década de 1970 como um armazém de secos e molhados, hoje é uma das principais redes de supermercados do Brasil. São 23 lojas atendendo no varejo, oferecendo variedade, qualidade e praticidade aos cearenses, além do e-commerce. Com o conceito de inovação entre os pilares da empresa, o grupo é responsável ainda pela criação de grandes festivais locais como o Costume Saudável e Costume Gourmet, levando mais informações ao consumidor.

Clique para ler mais

Serviço

Festival Costume Gourmet - A gastronomia como você nunca viu

Data: 20, 21 e 22 de janeiro

Local: Shopping RioMar Fortaleza (Piso L3)

Horário: De 10h às 22h

Site oficial: https://costumegourmet.com.br/