Festival Jazz & Blues em Guaramiranga ganhou 15 shows, atividade ambiental e social

jazz
Carnaval na serra tem abertura oficial será na noite de sexta-feira (9/2), na Pousada dos Capuchinhos. Toda a programação, desta edição comemorativa, tem acesso gratuito

Com 21 atividades, sendo 15 shows, 3 oficinas e 3 bate-papos “Café no Tom” com artistas convidados, além de ações ambientais, o festival tem programação de sábado a terça-feira (10 a 13/2). A abertura oficial será na noite de sexta-feira (9/2), na Pousada dos Capuchinhos. Toda a programação, desta edição comemorativa, tem acesso gratuito.

Guaramiranga, no Ceará, já está em clima de Festival Jazz & Blues. O evento, que há 25 anos acontece em pleno período de Carnaval na cidade serrana, localizada a cerca de 100Km da capital Fortaleza, já está com tudo pronto para a edição deste ano. Desde 2000, pessoas de vários cantos do país são atraídas pelas sonoridades do jazz, do blues e de gêneros afins que embalam a cidade nos quatro dias, para vivenciar uma experiência diferenciada das tradicionais folias mominas.

Programação diversa

Com programação de shows, bate-papos, oficinas e ações ambientais de sábado a terça-feira, 10 a 13 de fevereiro, a 25ª edição do Festival Jazz & Blues será aberta oficialmente na sexta-feira, dia 9, às 19 horas. Será na Pousada dos Capuchinhos, com a inauguração de um monumento em homenagem a Belchior (1946-2017). 

Depois de concluir os estudos em Sobral e antes de estudar medicina e posteriormente enveredar profissionalmente na música, Belchior foi seminarista no então Mosteiro dos Capuchinhos, que está comemorando 90 anos de fundação. Para receber o monumento, confeccionado pelo artista Narcélio Grud com a parceria da Cegás, a Pousada dos Capuchinhos transformou um espaço em Café Belchior, que será inaugurado na ocasião. A Orquestra de Sopros de Pindoretama fará um tributo ao artista.

Homenagem

Um dos destaques desta edição será a homenagem do festival ao cantor, instrumentista, compositor e ator Rodger Rogério. Com 80 anos de idade, completados no dia 28 de janeiro, e 50 anos de carreira, o artista segue atuante na música e no cinema ("Bacurau", "Greta" e "Pacarrete"). No domingo, 11, a sessão das 21h na Cidade Jazz & Blues será aberta com a homenagem do Festival a este ícone das artes do Ceará. Na sequência, ele apresentará o show "80 anos - Bossa, Jazz e Algo Mais”, destacando seu lado de intérprete e revisitando influências.

Para Maria Amélia Mamede, diretora do festival, a homenagem ao Rodger Rogério é mais do que merecida, em virtude de sua contribuição à música brasileira. “Ele é um dos mestres da geração que se tornou conhecida por ‘Pessoal do Ceará’ ao abrir espaços na indústria fonográfica nacional no início dos anos de 1970. Uma grande trajetória que deve ser celebrada”, completa.

Shows

Nos três primeiros dias (sábado, domingo e segunda-feira), na Cidade Jazz & Blues, a estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, no Centro, o festival recebe atrações em duas sessões, uma às 17h e outra às 21h, com dois shows em cada. Pela manhã, às 11h, no Basílico Restaurante, ao lado da Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga, acontece o Café no Tom, um bate-papo com atrações do festival, mediado pelo jornalista, compositor e produtor musical Dalwton Moura.

Na terça-feira, o formato é diferente, com a Matinal nas Igrejas, às 9h e às 11h da manhã, na Igreja da Gruta e na Igreja Matriz, respectivamente, e um espetáculo às 10h, na Praça do Teatro.
 
Ações ambientais

E mais uma vez, o Festival Jazz & Blues convida o público a conhecer e zelar pela exuberante biodiversidade que existe no Maciço de  Baturité, em Guaramiranga, cidade que abriga o evento. Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaramiranga, o evento vai realizar, durante os quatro dias, uma série de atividades gratuitas voltadas para a sustentabilidade ambiental. A programação conta com blitz, trilha, exposições e visita a parques ecológicos.

Para mais informações sobre essas ações, o público poderá ir até o estande da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), que estará durante todos os dias do evento, das 14h às 22h, no hall do Teatro Municipal de Guaramiranga, inclusive com a presença da sua Ouvidoria.

Acesso

Nesta edição comemorativa, toda a programação terá acesso gratuito. Para os shows, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. Somente para a sessão das 21h na Cidade Jazz & Blues, há a necessidade de retirada de ingressos, também gratuitos, plataforma Sympla. O segundo lote será disponibilizado no dia de cada show, a partir das 8h. Para as demais apresentações, o acesso será por ordem de chegada. Toda a programação pode ser conferida no site do evento: www.jazzzeblues.com.br.  

O 25º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com recursos do Mecenato Estadual e da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel. Agradecimento: Cegás. Patrocínio: Banco do Nordeste e Cagece. Apoio: Casa Pio, Asfalto Nordeste, SP Combustíveis e Mercadinhos São Luiz.

Serviço

Festival Jazz & Blues - 25 anos: De 10 a 13 de fevereiro de 2024, em Guaramiranga, Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito. Para o acesso aos shows, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. Para o show das 21h na Cidade Jazz & Blues: retirada de ingresso gratuito na plataforma Sympla ou na bilheteria do local. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].

Clique para ler mais

Onde acontece

Cidade Jazz & Blues: no Estádio Municipal Jean Bardawil - Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n - Centro

Basílico Restaurante: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga - Centro

Igreja da Gruta: na Pousada dos Capuchinhos - Travessa Ana Felício, 1 - Centro

Igreja Matriz: Praça Frei Honório, s/n - Centro

Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n - Centro

Espaço Cultural Juarez  Barroso: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, ao lado do Teatro Municipal de Guaramiranga - Centro

Parque Estadual do Pico Alto: Sítio Campo do Batalha, S/N

Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito da cara suja: Sitio Batalha, S/N - Zona Rural, Guaramiranga - CE