EDP faz acordo de venda de 80% da térmica a carvão do Pecém

edp
Com a garantia de manter 100% da gestão do projeto de hidrogénio renovável de 1,25 MW no CIPP, a EDP diz que continuará a avaliar o potencial de desenvolvimento de projetos de hidrogénio verde de maior escala

A EDP Brasil assinou acordo para venda de 80% da central a carvão de Pecém. A operação foi motivo de comunicado enviado na quarta-feira à noite à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A aquisição foi realizada por um grupo de investidores  coordenado pela Mercúrio Asset. O valor da transação é avaliado em 366 milhões de euros.

Condições

o acordo prevê “a venda de uma participação de 80% na Pecém Geração de Energia S.A. e, sob determinadas condições, uma opção de venda dos restantes 20% até ao final do PPA [contrato de longo prazo para fornecimento de energia, do inglês `powerpurchase agreement`], refletindo um `enterprise value` implícito de 1.900 milhões de reais [cerca de 366 milhões de euros] para 100% da central”.

A usina a carvão de Pecém tem uma capacidade de 720 Megawatts (MW) e, segundo a EDP, “desempenha um papel importante no apoio à segurança do fornecimento de eletricidade à região Nordeste do Brasil, onde o consumo de eletricidade e a capacidade de produção de energia renovável têm vindo a crescer de forma constante”.

“A central dispõe de um PPA de capacidade regulada que vigora até julho de 2027, com receitas atualizadas à inflação e ajustadas à disponibilidade técnica e ao despacho decidido pelo ONS, o operador do sistema elétrico brasileiro”, refere.

Hidrogênio verde

Garantindo que manterá 100% da gestão do projeto de hidrogénio renovável de 1,25 MW que iniciou operações em dezembro de 2022 no complexo de Pecém, a EDP diz que continuará a avaliar o potencial de desenvolvimento de projetos de hidrogénio renovável de maior escala na região.