Maracanaú: São João gera 4 mil empregos; público de 2 mi

fotominha
As festas juninas formam uma ampla cadeia produtiva estimulada pelo evento, atraindo grandes patrocinadores e 200 empreendedores de vários portes Foto: Regina Carvalho

O São João de Maracanaú promete quebrar todos os recordes na edição de 2023. Terá 40 dias de festa e cultura, com a programação ocorrendo de 10 de junho a 19 de julho, a partir das 18 horas.

A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas prestigiem o evento, dobrando a média de público das edições anteriores.

Essa multidão vai conferir grandes shows com alguns dos maiores nomes da música nacional, festival de quadrilhas juninas, cidade cenográfica e muitas apresentações culturais.

Emprego

Nesta edição do evento, são gerados mais de quatro mil empregos temporários para ambulantes, barraqueiros, seguranças, produtores, artistas plásticos, cantores, músicos, artistas circenses, artesãos e no restaurante, cadastrados pela Prefeitura de Maracanaú. Serão cerca de 80 barracas de alimentação somente na Arena de Shows.

Também há venda de produtos típicos de vários municípios do Ceará, além dos empregos gerados por pessoal de técnica e de apoio das bandas, segurança, equipes de instalação da Cidade Junina, formando ampla cadeia produtiva estimulada pelo evento. O evento também estimula o turismo nacional no Município e no Ceará.

Mega estrutura

Para receber um público recorde, foi construída uma cidade junina em uma área de 70 mil m² na Av. Padre José Holanda do Vale, com arena de shows com capacidade para 100 mil pessoas, além de cidade cenográfica, fazendinha e quadrilhódromo com arquibancada para aproximadamente 5 mil pessoas. Uma das novidades desta edição é um Avião Boeing 737-200 que foi trazido para o espaço do evento, que estará aberto à visitação e também conta com sessões de cinema.

Shows

Entre as grandes atrações musicais já confirmadas estão Alok, Seu Jorge, Alexandre Pires, Léo Santana, Wesley Safadão, Xand Avião, Matheus Fernandes, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon, João Gomes, Lagosta Bronzeada, MC Rogerinho, Claudia Leitte, Taty Girl, Murilo Huff, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim e Alanzim Coreano.

Cidade Cenográfica

É um verdadeiro caldeirão da cultura regional. Na tradicional Cidade Cenográfica há festivais de violeiros, repentistas, shows de humor, forró pé de serra, literatura de cordel, danças folclóricas, clássicas e contemporâneas, apresentações teatrais e intervenções circenses. A Cidade dará espaço ainda às manifestações religiosas, com as novenas e grupos de orações. O espaço contará com Restaurante, Tapiocaria, Engenho, Fazendinha, Barbearia, Igrejinha, Bodega, Xilindró, Lambe-lambe, Museu e Boteco.

Festivais de Quadrilhas Juninas - Mais de 100 grupos juninos de todo Nordeste também irão se apresentar no São João de Maracanaú 2023. Serão vários grandes festivais que acontecerão no Quadrilhódromo: Festivais Municipais de Quadrilhas Juninas, Estadual e Festival Nacional.

Camarotes

O evento, que tem entrada gratuita no geral, tem uma novidade este ano: a venda de camarotes. É a oportunidade do público garantir um lugar ainda melhor no São João de Maracanaú. A comercialização de camarotes será feita pela empresa Social Music, através do site Efolia - www.efolia.com.br , e em espaços nos shoppings, cujos locais serão em breve divulgados.

Confira a programação

Os shows começam sempre a partir das 21h:


10 de junho
Matheus Fernandes, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon

12 de junho
João Gomes, Lagosta Bronzeada e Lázzaro Gamma

16 de junho
Wesley Safadão, MC Rogerinho e Caio Brito

17 de junho
Claudia Leitte, Taty Girl e Janaina Alves

23 de junho
Seu Jorge e Alexandre Pires (Irmãos) e Forró Real

24 de junho
Alok, Luis Marcelo e Gabriel, Eric Land

30 de junho
Léo Santana, Ávine Vinny e Caninana


1º de julho
Murilo Huff, Zé Vaqueiro e Isabela Serpa


7 de julho
Felipe Amorim, Alanzim Coreano e Fábio Carneirinho

8 de julho
Xand Avião, Jonas Esticado e Limão com Mel