Praia de Iracema: requalificação e investimento de R$ 27 mi

pi
No Espigão do Poço da Draga será construído um mirante para contemplar a região, uma rampa e também um local destinado a saltos ao mar Imagem: Reprodução

A Praia de Iracema, a exemplo do ocorrido com a Av. Beira-Mar, vai receber obras de requalificação no trecho desde a Avenida Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica.

O investimento é projetado em R$ 27 milhões, com obras iniciando em abril e com duração prevista de 18 meses. As intervenções serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e foram apresentadas pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Resgate da PI

O objetivo é resgatar a Praia de Iracema, preservando a cultura da comunidade local, mas transformando os 2 km da sua orla. 

Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), enfatizou os aspectos econômicos da intervenção e destacou que a obra será realizada buscando um impacto mínimo para a população. “Essa é uma obra muito importante, já que impacta uma das regiões que mais geram emprego e renda na capital, e ela complementa as intervenções que fizemos na Beira-Mar com mais 2 km, indo da avenida Rui Barbosa, até o Poço da Draga, que será reintegrado à Praia de Iracema. Iremos fazer as obras buscando causar o mínimo transtorno possível, além de ser mais simples do que a que já fizemos”.

Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), comentou que a região da Praia de Iracema será regenerada e frisou a importância do investimento e da implantação de um design urbano mais acessível. Para o empresário Rodolphe Trindade, um dos donos do tradicional Pirata Bar da Praia de Iracema, as intervenções na Praia de Iracema são bem-vindas. 

O projeto 

A Praia de Iracema, região bucólica, que em meados dos anos 80 atraiu comércios e hotéis, apresenta forte potencial para o turismo, o esporte e o lazer. Visando ao resgate histórico e econômico do bairro, a Prefeitura de Fortaleza irá iniciar, até o primeiro semestre de 2023, as obras de construção novo calçadão, minipraças, caramanchões, ciclovia, iluminação em LED, banheiros públicos, 50 novas vagas de estacionamento e paisagismo com o plantio de 1.566 árvores e coqueiros em toda a sua extensão.

Calçadão da Praia de Iracema (aterro)

O calçadão próximo ao aterro da Praia de Iracema também está contemplado no projeto urbanístico. A ideia é dar mais sombreamento e possibilitar mais acessibilidade com a reforma de todo o calçadão existente neste trecho da Av. Beira-Mar. Os passeios ganharão novo piso, mobiliários urbanos e serão contornados com o plantio de arbustos e árvores de grande porte, com áreas de sombreamento para amenizar a temperatura e criar um ambiente mais agradável em qualquer hora do dia.

Poço da Draga

O trecho que compreende o Poço da Draga e a Praia do Havaizinho, voltará a ser integrado. Com o recuo do canteiro de obras do Aquário foi possível um ganho de mais de oito metros de calçadas, especificamente nesse ponto, possibilitando a integração entre regiões. A medida irá possibilitar a criação de um corredor de passagem com mobiliários urbanos, paisagismo e calçadão, proporcionando mais fluidez e permitindo o acesso de pedestres de uma ponta a outra da Praia de Iracema.

Perto dali, no Pavilhão Atlântico, está prevista a reforma de todo o seu entorno, com a substituição de pisos, bancos e iluminação, tornando-se uma ampla praça com espaço propício para feiras, projetos culturais e gastronômicos.