100% dos turistas em Fortaleza retornariam e 99% ficaram felizes na Praia do Futuro

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88,5% dos entrevistados afirmaram que as expectativas quanto à cidade foram totalmente correspondidas, sendo as praias (67,4%), o clima (59,9%) e a beleza natural (12,3%) os itens que mais agradaram os entrevistados Foto: Divulgação

Os turistas que visitaram Fortaleza em julho deste ano tiveram um gasto médio total de R$ 5.672,84, sendo a hospedagem o item de maior valor (31,8%). A média de permanência na Cidade foi de 6,1 dias. Os dados são da pesquisa “Perfil do Turista na Alta Estação”, realizada pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, entre os dias 12 e 28 de julho.

O levantamento entrevistou 403 pessoas e revelou que 100% dos participantes afirmaram que retornariam à cidade, motivados, principalmente, pelo lazer (43,6%).

Entre os entrevistados, 93% vieram à cidade a lazer; 6,2% a trabalho; e 0,8% para visitar a família ou amigos. Quanto aos fatores decisivos para a viagem, o principal motivo apontado foram os atrativos naturais de Fortaleza (91,2%). Ainda segundo o levantamento, 88,5% dos entrevistados afirmaram que as expectativas quanto à cidade foram totalmente correspondidas, sendo as praias (67,4%), o clima (59,9%) e a beleza natural (12,3%) os itens que mais agradaram os entrevistados.

Conhecendo o público

O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destaca a importância desse tipo de levantamento. “Essas pesquisas são fundamentais para entendermos quem é o nosso público e as mudanças de comportamento que podem ocorrer nesse perfil. Há algum tempo, por exemplo, Fortaleza era conhecida como cidade-dormitório, pois os turistas se hospedavam aqui, passavam o dia em praias vizinhas e voltavam apenas para dormir”, lembra.

“Isso mudou, e essa é mais uma das várias pesquisas que comprovam esse fato, pois mostra que 95,2% dos turistas vieram de sua cidade diretamente para Fortaleza e 64,8% não visitou nenhum outro município do Ceará. Isso se deve a um intenso trabalho de preparação da Cidade para oferecer mais e melhores opções aos moradores e visitantes, bem como o excelente Plano de Marketing Turístico desenvolvido nos últimos anos para promover Fortaleza no Brasil e no exterior”, observa.

Entre os turistas entrevistados que já conheciam a cidade, 72,6% já tinham vindo entre uma e cinco vezes; 22,3%, entre seis e dez vezes; e 5,1%, entre 16 e 20 vezes. Para 67,5% desse grupo, Fortaleza melhorou na comparação com as visitas anteriores.

Equipamentos e serviços

A pesquisa também avaliou os equipamentos da Cidade. A maioria dos entrevistados considerou como bons ou ótimos os seguintes itens: vias de acesso a Fortaleza (86,4%); sinalização turística (85,1%); iluminação pública (85,9%); segurança pública (74,9%); e limpeza urbana (74%).

A gastronomia também foi avaliada como boa ou ótima por 94,3% dos participantes, enquanto o item entretenimento e lazer foi considerado bom ou ótimo por 98,7% dos entrevistados.

Perfil

A maioria dos entrevistados (95,6%) era de origem nacional, com a região Nordeste sendo a maior emissora, com 44,6% dos entrevistados. Quando se considera a origem por cidade, São Paulo foi a que mais enviou turistas (10,1%); seguida por Teresina (9,1%); Belém (5,3%); Mossoró (4,6%); e Belo Horizonte (4,1%). A maioria dos entrevistados era do sexo masculino (52%), com ensino superior completo (62,5%) e idade entre 36 e 50 anos (49,8%).

Praia do Futuro

O levantamento revelou que 100% do público entrevistado retornaria à área de lazer, 99% ficou feliz com a experiência vivida no local e 97% indicaria para outra pessoa. O material foi elaborado entre os meses de julho e agosto pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do observatório do Turismo de Fortaleza. A pesquisa, que entrevistou 300 pessoas, cita que o gasto médio do turista que frequentou o local no período foi de R$ 292,73, enquanto o do morador foi de R$ 238,76.

De acordo com o levantamento, o principal motivo pelo qual a maioria dos entrevistados visita a Praia do Futuro é o lazer/ passeio (71%), barracas de praia (15%) e o banho de mar (10%). O mar foi o mais citado entre as preferências dos participantes (24%), seguido pela praia (17%) e pelas barracas (11%).

Termômetro

“Essa era uma demanda antiga dos empresários. Fizemos a da Beira-Mar no primeiro semestre deste ano e agora a da Praia do Futuro. Uma pesquisa específica para essa região é de extrema importância para identificarmos o que deve ser melhorado nessa área, onde precisa de mais investimento, qual a opinião do turista e do morador, entre outras informações. Isso vai ajudar tanto o poder público quanto à iniciativa privada a otimizar investimentos e iniciativas na área”, avalia Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza.

“Ficamos muitos satisfeitos com o resultado. A pesquisa mostra, por exemplo, que 99,5% dos usuários identificam a Praia do Futuro como um polo gastronômico e cultural e 96% deles consideram que o local é um cartão-postal de Fortaleza”, destaca.

Equipamentos

Na avaliação dos equipamentos e da estrutura da Praia do Futuro, ficou entre bom e ótimo a acessibilidade (82%), atrativos (84%), sinalização de equipamentos (86%), equipamentos (87%) e iluminação (75%). No caso das tendas, feirinhas e trailers, os itens que mais se destacaram foram localização (88%), produtos disponíveis (85%), atendimento (82%) e variedade de produtos (81%).

As barracas de praia tiveram os seguintes quesitos entre bom e ótimo: estrutura (96%), produtos disponíveis (96%), variedade de produtos (93%), diversidade (97%), atendimento (92%), mobilidade (93%) e atrações (91%).

Perfil

A maioria dos frequentadores é morador de Fortaleza (60%), os turistas nacionais ficaram em segundo lugar (35%), seguidos pelos turistas regionais (4%). A maioria prefere ir pelo período da manhã (98%). Dos entrevistados, 83% disseram se sentir seguros durante a visita à Praia do Futuro. Com relação à estrutura, o tipo de barraca que mais agrada são as tradicionais(67%,) seguido de barracas com parque aquático (30%) e Beach Clubs (3%).