Valor Geral de Vendas no mercado imobiliário de Fortaleza e RM atinge R$ 4,7 bi em 2023

construcao
Segundo o Sinduscon-CE, o número de lançamentos, que apresentou um aumento de 3% em comparação a 2022, com 98 empreendimentos lançados em 2023, totalizando 7.610 unidades Foto: Freepik

No ano de 2023, Fortaleza e Região Metropolitana alcançaram Valor Geral de Vendas (VGV), formado pelas construtoras e incorporadoras privadas alcançou a marca de R$ 4,7 bilhões.

Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (29/01) pela Comissão de Pesquisas (CPES) do Sinduscon-CE, a partir de parceria com a Brain Inteligência Estratégica, durante reunião presencial com associados, na sede da entidade, em Fortaleza.

Mais lançamentos

Foi expressivo o crescimento do número de lançamentos, que apresentou um aumento de 3% em comparação a 2022, com 98 empreendimentos lançados em 2023, totalizando 7.610 unidades. Dentre essas, 4.725 unidades pertencem ao padrão econômico, atendendo a uma demanda crescente por habitação de interesse social.

Vendas saltam 18%

Além disso, o número de vendas registrou um crescimento de 18% em 2023, com 12.096 unidades comercializadas, sendo 8.050 em Fortaleza e 4.046 na Região Metropolitana. O valor geral de vendas alcançou um patamar histórico, atingindo a marca de 4,7 bilhões, refletindo a solidez do mercado e o interesse crescente de investidores e consumidores.

Cenário em 2024

A pesquisa detalhou os resultados obtidos em 2023, mas também ofereceu projeções que moldarão o cenário do setor ao longo de 2024. Essas perspectivas proporcionarão uma visão privilegiada, guiando estratégias e decisões no setor imobiliário. De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, as perspectivas para 2024 no setor imobiliário em Fortaleza são positivas.

"O crescimento será impulsionado por fatores como: A retomada da economia brasileira, que deve se consolidar em 2024 e os investimentos públicos, que devem continuar a crescer em setores como infraestrutura e também o de habitação, através do Programa Minha Casa Minha Vida, que traz a menor taxa de juros da história (a partir de TR + 4% a.a). O setor deve continuar a gerar empregos, com a criação de cerca de 10 mil novos postos de trabalho nos próximos 3 anos", destaca.

Para o presidente da Comissão de Pesquisas do Sinduscon-CE, Sérgio Macedo, a expectativa é que o mercado da construção civil continue crescendo. "A oferta de mais linhas de financiamento pelos bancos e a criação de novos postos de trabalho são fatores que irão impulsionar o setor. Com mais empregos e estabilidade econômica, o consumidor fica mais confiante para assumir compromissos de médio e longo prazo, no caso do financiamento de imóveis", afirma.