Arcos dourados: mais de 95% dos colaboradores apontam que empresa é inclusiva para LGBTQIA+

mcdonalds
Empresa reforça seu compromisso com um ambiente seguro e respeitoso para pessoas LGBTQIA+ no Brasil Foto: Divulgação

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Arcos Dorados — empresa responsável pela operação do McDonald's no Brasil e em 19 países da América Latina e Caribe — reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade, da inclusão e do respeito no ambiente de trabalho.

A  companhia, que conta com mais de 8 mil colaboradores declarados LGBTQIA+ (21% de seu quadro de funcionários – enquanto a Pesquisa Ipsos 2024 aponta que na sociedade brasileira essa representatividade é de 14%), investe continuamente em iniciativas que impulsionam a inclusão e geram um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e respeitoso para todas as pessoas. 

Ainda, são mais de 900 pessoas trans e, em relação ao total de posições de liderança da companhia, 15% são ocupadas por pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Experiência positiva

A Arcos Dorados tem a inclusão como um de seus princípios e está comprometida em oferecer uma experiência positiva, livre de discriminação e violência. Segundo um levantamento da Travessia — consultoria especializada em Diversidade, Equidade e Inclusão, 53% dos profissionais entrevistados disseram conhecer alguém que já sofreu preconceito no ambiente de trabalho, e 24% relataram ter vivido essa discriminação diretamente, por conta de sua identidade, expressão de gênero ou orientação sexual.

Pesquisa interna

Por outro lado, como reflexo de suas ações de equidade e inclusão, em pesquisa realizada internamente com seus colaboradores, no Brasil, 94,5% dos funcionários afirmam se sentir tratados com respeito e 93% dos respondentes percebem ações concretas da Arcos Dorados para promover uma cultura diversa e inclusiva. 

"Temos o compromisso de promover a escuta ativa e oferecer um espaço de confiança para que nossas pessoas se sintam confortáveis para se expressar. Os dados dessa pesquisa reforçam que nossos esforços estão sendo vivenciados dentro da companhia, assim seguimos comprometidos e priorizando essa agenda", afirma Fábio Sant'Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Arcos Dorados.

O valor de ser quem é

A Arcos Dorados adota a filosofia da Cooltura de Serviço, que orienta comportamentos com base nos princípios e valores da companhia. Integrada à rotina dos colaboradores, essa filosofia incentiva que as pessoas sejam quem realmente são, com liberdade para se expressar — desde como se comunicam ao visual que desejam.

Exemplo disso é Diego Souza, Gerente de Restaurante em Fortaleza. Com 42 anos de idade, ele trabalha na marca há mais de 20 anos. "Ser uma pessoa LGBTQIA+ sempre foi, para mim, um ato de coragem — de simplesmente ser quem eu sou, mesmo quando isso não era fácil. Mas tudo mudou quando entrei no McDonald's. Encontrei muito mais do que um emprego, mas um lugar onde fui acolhido, respeitado e tive a chance de crescer de verdade. Com o tempo, fui conquistando meu espaço, assumindo novos desafios e entendi que eu sou capaz de muito mais do que imaginava. E o mais importante: aprendi a ter orgulho de mim", comemora Diego, casado há 21 anos com seu companheiro.