Aquecido em 2024, com crescimento de 25% nas vendas no Ceará ante igual período do ano anterior, o setor de sorvetes deve continuar em alta neste ano, de acordo com o Sindsorvetes.
Empresas e empregos
O Sindicato estima que o Estado conte com mais de 100 estabelecimentos do setor, o que representa aproximadamente 1,2 mil empregos diretos e cerca de 6,4 mil empregos indiretos.
De acordo com pesquisa da Milkpoint, o setor deverá registrar um crescimento global de 4,1% até o fim do ano, impulsionado pela inovação e pela versatilidade nos cardápios de sabores oferecidos pelas marcas.
Calor influencia
No Brasil, país de clima predominantemente tropical, alguns estados se destacam pelo consumo elevado de sorvetes, favorecido pelas altas temperaturas durante grande parte do ano — como é o caso do Ceará.
Atualmente, o estado ocupa a quinta posição no ranking nacional de maiores mercados de sorvetes e a segunda colocação no Nordeste, conforme dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete).
Edgard Segantini Júnior, presidente do Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes), comemora o bom momento do setor. “O investimento em tecnologia de ponta, em qualidade e no treinamento de colaboradores tem sido fundamental para o crescimento e consolidação desse mercado. Para 2025, no Ceará, temos uma grande expectativa de continuidade desse cenário positivo”, afirma.
Destaque no Nordeste
Júnior, que também é CEO da Sorvetes Frosty — marca de gelados comestíveis mais consumida do Nordeste —, destaca que a empresa vem acompanhando o ritmo de crescimento do setor.
“Na Frosty, além dos investimentos em expansão e aquisição de tecnologias, temos buscado nos adequar ao perfil do consumidor, oferecendo um portfólio com mais de 200 produtos. Também acompanhamos as tendências de mercado, com opções voltadas para uma linha mais saudável, como é o caso do Pura Fruta. Atualmente, somos a marca mais consumida no Nordeste e ultrapassamos a marca de 100 lojas de fábrica”, ressalta.
Mix de 200 produtos
Presente em seis estados nordestinos — Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Paraíba —, a Sorvetes Frosty tem sido um importante catalisador para o crescimento econômico da região. Com mais de 100 lojas e um portfólio superior a 200 produtos, a empresa oferece sorvetes, picolés, açaí, polpas de frutas, paletas e gelos para drinks.
Sob a liderança de Edgard Segantini Júnior, a empresa aposta em modelos de varejo e atacado, permitindo que os consumidores adquiram produtos com preços de atacado a partir de cinco unidades, reforçando sua proposta de acessibilidade e volume.