ZPE Ceará já movimentou 100 milhões de toneladas e busca atrair mais investimentos

zpe
Um Guia para Apresentação de Projetos Empresariais ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) foi lançado, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) Foto: Divulgação

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) marcou 12 de funcionamento em agosto de 2025.

Movimentação

O momento coincide com a superação da marca das 100 milhões de toneladas movimentadas desde o início das operações da companhia, em 2016, mais um resultado que aponta para a importância de suas atividades para a pauta exportadora cearense. 

Para investir mais

A agenda que marcou os 12 anos do equipamento teve como ponto alto o lançamento do “Guia para Apresentação de Projetos Empresariais ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE)”, com encerramento, na sexta-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

A ideia é fortalecer o regime de ZPEs no Brasil. Desenvolvido pela Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), tendo como base princípios de transparência, boas práticas de gestão pública e eficiência administrativa, o documento tem como objetivo orientar proponentes e interessados na elaboração de projetos empresariais para instalação em Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), conforme as diretrizes legais, especialmente a Resolução CZPE nº 29/2021. 

Agente estratégico

Diante de tal desempenho, o presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, afirma que os festejos se justificam pela valorização de uma trajetória de trabalho árduo que, aos poucos, vai se concretizando em visão de futuro das mais exitosas. "Estamos consolidados como um agente estratégico no desenvolvimento do Estado, atuando com protagonismo na transição energética, na disseminação de novas tecnologias e na atração de investimentos que estão, indubitavelmente, moldando o futuro do Brasil", afirma. 

A cerimônia recebeu autoridades, tanto do setor público como da iniciativa privada, ligadas às cadeias nacional e estadual de desenvolvimento econômico. Durante toda a semana, serão realizadas atividades voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação, tais como o “ZPE Day” e visitas às instalações do Complexo do Pecém e da ZPE Ceará, a primeira free trade zone do Brasil.