Novos formatos de consumo fora de casa ganham força e geram mais experiências

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Feirinhas de rua, festivais gastronômicos e Food Halls são destinos de consumo que vão além do convencional para os próximos meses Foto: Arte/Divulgação

O consumidor brasileiro está redesenhando os hábitos de alimentação fora de casa, e o setor de foodservice precisa se adaptar rapidamente para manter relevância. Os locais de consumo fora do lar vão além do convencional e ganham força. 

Feirinhas e festivais

52% pretendem consumir refeições, alimentos ou bebidas em feirinhas e festivais gastronômicos nos próximos seis meses. Na sequência, aparecem locais como os Food Halls com 46%, seguidos por supermercados, empórios e mercados com 39%, lojas de conveniência com 29% e espaços culturais com 25%.

Levantamento

O levantamento foi feito entre 14 e 22 de agosto de 2025 com 1.046 pessoas das classes A, B e C em todo o País. Dados inéditos da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, realizada pela Galunion, empresa especializada no setor em questão, mostram quais os principais destinos buscados por este público.

Segundo a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante, as mudanças de comportamento refletem uma combinação de fatores que vêm moldando o mercado nos últimos anos.

“Além do impacto da pandemia, que consolidou a marmita como hábito poderoso, surgem novos desafios como o efeito dos medicamentos para emagrecimento, a popularização das apostas online que drenam parte da renda disponível e a pressão sobre a massa salarial. O desafio de crescer ficou enorme e, por isso, hoje existe uma necessidade cada vez maior de gerar ainda mais experiência e conexão das marcas com os consumidores”, afirma.

Esse cenário, além de outros dados da pesquisa, está sendo debatido durante a programação do Galunion Insights 2025, realizado nos dias 02 e 03 de outubro, no Senac Santo Amaro, em São Paulo capital. Após reunir mais de 500 participantes por dia em 2024, o evento retorna com a missão de aprofundar o entendimento sobre o consumidor e inspirar estratégias para a evolução do setor.

A Galunion

A Galunion é mais do que uma consultoria - é parceira estratégica para empresas do Foodservice, impulsionando inovação e crescimento. Com mais de 15 anos de experiência, a empresa conecta o ecossistema por meio de consultoria especializada, eventos, missões técnicas, pesquisas de mercado e uma plataforma digital de conhecimento. 

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a GALUNION realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e a ABERC (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas).