IPVA e IPTU: Hora de acertar contas com o Fisco estadual e municipal

ipva
O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) do IPVA 2024 pode ser gerado pelo site da Sefaz-CE, clicando aqui. Outra opção é o aplicativo Meu IPVA, disponível gratuitamente

Última semana do primeiro mês do ano e batem à porta os vencimentos de impostos pesados. Quem vai pagar o IPVA para conseguir o desconto tem o vencimento já nesta quarta-feira (31).

IPTU

Já o IPTU e a polêmica Taxa do Lixo (A Taxa do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos) têm o primeiro vencimento em 2 de fevereiro. (Clique para os detalhes sobre o IPTU e TMRSU).

Melhor opção

Parcelar ou não vai do bolso de cada um. O ideal seria pagar à vista com desconto. Entretanto, é preciso avaliar a melhor condição de pagamento, sobretudo, para quem não vai conseguir pagar em cota única. A Sefaz-CE informou que ainda não tem condições de informar quanto já foi pago relativo ao IPVA 2024. 

Para realizar o cálculo do IPVA 2024, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos e do Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

Os participantes do programa Sua Nota Tem Valor terão 5% de desconto, podendo chegar a 10% caso o pagamento seja realizado em cota única. Lembrando que esse desconto de 10% já vinha sendo ofertado no programa. Pessoas com deficiência têm direito à isenção, assim como veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de outras categorias. 

O pagamento parcelado pode ser feito em até cinco vezes. Os boletos estarão disponíveis a partir do dia 2 de janeiro de 2024. Os contribuintes que pagarem o IPVA em cota única até o dia 31 de janeiro de 2024 terão 5% de desconto. Caso não opte pela cota única, o motorista pode dividir o IPVA em até cinco parcelas, com vencimentos nos dias 8 de fevereiro, 8 de março, 8 de abril, 8 de maio e 10 de junho. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 100,00. (Clique para ler mais sobre o IPVA)