Seu bolso: água também fica 3,55% mais cara

agua
Reajuste é mais um peso no orçamento e dá ênfase ainda maior ao consumo consciente

O ano novo chegou cheio de reajustes e mais um peso no orçamento é o reajuste de 3,55%, aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), e aplicado de forma linear, em todas as categorias de consumo.

Além dos próprios consumidores em diversos segmentos, alguns setores também recebem o impacto do aumento, como é o caso do condominial. Partindo de casa ou da empresa há a necessidade de promover o consumo consciente e responsável de água. Trata-se de uma responsabilidade compartilhada por síndicos, condôminos, funcionários e administradoras.

Impacto

“Além daqueles que administram os condomínios, é importante que haja uma sensibilização de moradores para o uso consciente da água, principalmente aqueles que não possuem medição individualizada, uma vez que a cobrança é rateada entre todos os condôminos”, explica o presidente Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (Adconce), Marcus Melo.

Ele aponta que entre medidas para diminuir o consumo individual estão ações que podem gerar ainda mais economia ao fim de cada mês, como ter atenção aos vazamentos em casa, lavar diversas roupas de só uma vez, tomar banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, dentre outras.

“Os condomínios podem e devem implantar medidas para economizar água, afinal, na maior parte deles, as contas de água e de energia elétrica costumam responder por cerca de 20% do orçamento, representando o segundo de maior peso e perdendo apenas para a folha de pagamento”, explica o presidente da Adconce.