Computadores e perfumes têm maior queda de preço na Black

comp
De acordo com a XP, a análise considerou os dados do IBGE entre 2007 e 2022 para avaliar o impacto da data na inflação brasileira e a expectativa é de aumento no volume de vendas no varejo Foto: Divulgação

A Black Friday tem desempenhado um papel significativo nas séries de inflação de bens no Brasil, revela um estudo conduzido pela XP com base em dados do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A análise, que abrange os períodos de 2007 até 2022, apresenta dados relevantes sobre a influência da Black Friday na dinâmica inflacionária do país e destaca os itens “computadores pessoais” e “perfumes” com as maiores quedas de preço na data.

Mais vendas

A data também impulsiona o volume de vendas no varejo, que apresenta crescimento nos últimos anos, mesmo que moderado. 

Dentro das categorias ‘TV, Som e Informática' e 'Higiene Pessoal', computadores e perfumes são os produtos que apresentam maior queda de preço.

tabela

Atento aos preços

Os dados evidenciam que o consumidor precisa ficar atento aos preços durante todo o ano para aproveitar descontos mais atrativos. “A Black Friday se consolidou como uma das principais datas para o varejo e tem impactado as séries de inflação de bens no Brasil nos meses de outubro e novembro, com efeitos cada vez mais proeminentes. Observamos uma redução nos preços em produtos de categorias como mobiliário e vestuário em outros meses do ano, então é preciso avaliar o histórico do produto que o consumidor deseja adquirir para entender se é o melhor momento para comprar”, explica Alexandre Maluf, economista da XP.

Entre as categorias analisadas, duas se destacam consistentemente nos últimos três anos, apresentando descontos efetivos durante o período da Black Friday: 'TV, Som e Informática' e 'Higiene Pessoal'. Para chegar nesta conclusão, o estudo considerou o acumulado da inflação dos bens de outubro e novembro, utilizando a média entre 2020 e 2022, evidenciando uma diminuição de preços nessas categorias durante a data.