Ambiental Ceará trata 376 milhões de litros de água e esgoto diariamente

benfica
No Dia Mundial da Água, a empresa reforça a importância da universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e como a população tem participação ativa nessa jornada Foto: Divulgação

Diariamente, mais de 376 milhões de litros de esgoto de 24 cidades cearenses percorrem um longo caminho até retornarem ao meio ambiente sem poluir a natureza.

Reúso

Essa quantidade de efluentes, que sai de pias, ralos e vasos sanitários, chega às estações operadas pela Ambiental Ceará, onde passam pelo processo de tratamento e análise, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos. Neste 22 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, a empresa reforça a importância da universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e como a população tem participação ativa nessa jornada.

O tratamento do esgoto coletado nas cidades atendidas pela Ambiental Ceará garante que, por ano, o equivalente a 54 mil piscinas olímpicas de esgoto retorne ao meio ambiente de acordo com a legislação vigente. Até o final de 2024, o volume de esgoto tratado será 13% maior, com 52 milhões de litros a mais por dia, em razão do aumento da infraestrutura de esgotamento sanitário, a partir de obras executadas pela Ambiental Ceará. Essa expansão vai beneficiar 440 mil pessoas com acesso à coleta e ao tratamento de efluentes nos municípios atendidos pela empresa.

Técnica adequada

“É importante lembrar que 99% do esgoto é constituído por água. Quando tratamos esse material de forma adequada, antes de devolvê-lo para a natureza, estamos garantindo que a água de rios, açudes e lagoas, ou lençóis subterrâneos, por exemplo, seja devidamente conservada e possa ser utilizada para atividades do dia a dia, como tomar banho ou cozinhar”, relaciona o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó. Na avaliação de Facó, as soluções de acesso à água envolvem não apenas disponibilizar esse item em quantidade, mas garantir a qualidade do material ofertado.

Análise em laboratório

Nas 217 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de responsabilidade da Ambiental Ceará, os efluentes coletados passam por diversos processos de limpeza e estabilização. Da retirada de sujeiras aos processos químicos, um ciclo completo leva entre 15 e 45 dias para ser concluído. A certificação da qualidade do material que sai das estações é feita por laboratórios especializados nesse tipo de análise.

“Periodicamente, são realizados monitoramentos do esgoto bruto e do esgoto tratado em todas as ETEs operadas pela Ambiental Ceará. Uma equipe coleta o material e encaminha para um laboratório. Os resultados precisam estar dentro do que determina o regulamento do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para não alterar as características dos corpos de água que vão receber o material tratado”, detalha a coordenadora do Laboratório de Efluentes da Ambiental Ceará, Priscila Decome.

Universalizar o esgotamento

Em 2024, a Ambiental Ceará vai implantar mais de 370 km de novas redes de coleta e tratamento de esgoto, permitindo que 132 mil famílias possam conectar os imóveis ao sistema de esgotamento sanitário. Também serão construídas seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 22 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), garantindo o funcionamento pleno do sistema de esgotamento de diversas cidades e/ou regiões.

Universalizar o esgotamento sanitário é a premissa da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará. A empresa é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses.  Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.