Natal de Luz: investimento superior a R$ 3 mi e abertura com show de Geraldo Azevedo

avore
A 27ª edição do evento natalino tem como tema "Gratidão". As árvores nas Praças do Ferreira e Portugal, ambas compostas por uma estrutura metálica central de onde partem os cabos de aço, foram erguidas em duas diferentes alturas, 25m e 36m

O Ceará Natal de Luz 2023 enfeita a cidade de Fortaleza com 1,7 milhão de microlâmpadas de LED espalhadas por mais de 36 logradouros entre avenidas, ruas, prédios públicos e culturais e entidades de classe. Praça Portugal, Praça Luíza Távora, Av. Beira Mar, Praça Cristo Redentor, Rua Floriano Peixoto, dentre outros espaços, também vão estar decorados durante todo o evento.

As árvores natalinas mudam de inspiração e buscam lembrar as velas das jangadas cearenses. O presidente da CDL, Assis Cavalcante, projeta um público de 60 mil pessoas na abertura, na Praça do Ferreira, e de 10 mil pessoas no show da Praça Portugal, em homenagem ao cantor Ednardo. A programação cultural vai até 23 de dezembro.

"Gratidão"

Com o tema “Gratidão”, o evento deste ano pretende destacar ainda mais as energias positivas, como forma de despertar o sentimento, a consciência e a prática de agradecer. O lançamento oficial do evento aconteceu nesta terça-feira (7), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Abertura

O ponta pé inicial da 27ª edição do Ceará Natal de Luz acontecerá no dia 17 de novembro com a apresentação do cantor, compositor e violonista pernambucano Geraldo Azevedo na Praça do Ferreira, no Centro da Capital cearense. A chegada do público deve ter início às 15 horas.

A forma da chegada de Papai Noel será surpresa, antecipou o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.

Coral da Luz

A noite também será marcada pelo tradicional Coral da Luz, com 150 crianças se apresentando nas janelas do Hotel Excelsior, Verdadeiro ícone do evento, o Coral da Luz enaltece o espírito natalino. O Ceará Natal de Luz é realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza.

Magia no Centro

Com roteiro do grupo teatral Blitz, o musical que dá início à programação do Ceará Natal de Luz vai trazer toda a magia do Natal para o Centro de Fortaleza. Além dos atores, o evento conta com apresentações do duo Leandro Cavalcante e Itauana Ciribelli e Coral da Luz, que cantam diretamente das sacadas do Hotel Excelsior.

assis
O presidente da CDL, Assis Cavalcante, projeta um público de 60 mil pessoas para a abertura, na Praça do Ferreira, e de 10 mil pessoas no show da Praça Portugal, em homenagem a Ednardo

Pela vida

“O sentimento de gratidão é a forma mais genuína de espalhar bondade e gentileza, além de representar amor, respeito, compaixão e tolerância. Esse tema vem para complementar o desejo para que, neste Natal, todos possam estreitar laços, restaurar o sentido da vida e gerar paz e felicidades”, afirma Assis Cavalcante.

Raios de luz

Para retratar o tema deste ano, raios de luz estarão presentes em diversos elementos, simbolizando a luz e a energia da gratidão. O público também vai ter a chance de conferir – e se encantar – com os mais variados enfeites, como arabescos, bolas, caixas de presentes, estrelas, dentre outros, que serão iluminados com o uso de 16.000m de fita de LED.

Já as cores escolhidas, entre o dourado que representa a luz da esperança, o branco que simboliza a paz e a pureza, além do tradicional vermelho, complementam-se à decoração, criando, assim, a identidade visual desta edição.

Árvores de Natal

Com inspiração na temática visual do elemento vela, em alusão às jangadas cearenses, quatro árvores de Natal complementam a decoração da cidade durante o período natalino. 

Destaque ainda para as árvores a serem instaladas nas Praças do Ferreira e Portugal, ambas compostas por uma estrutura metálica central de onde partem os cabos de aço, erguidas em duas diferentes alturas, 25m e 36m. O projeto das árvores de Natal deste ano é assinado pela arquiteta Denise Braga, do escritório DP Arquitetura.

Coral na Praça e ruas

A apresentação diária do Coral da Luz, com início às 18h, acontece até o dia 23 de dezembro. São aproximadamente 150 crianças e adolescentes, que se revezam ao longo de todo o evento. Para fazer parte do grupo, elas precisam ser estudantes de escola pública ou ter bolsa integral na rede particular, manter notas na média e participar de teste de voz e presença cênica. Criado em 2020, o Caminhão da Luz também é um dos destaques da 27ª edição. Todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, o Coral fará 21 rotas, passando por diversos pontos da cidade.

Praça Portugal

A Praça Portugal receberá, mais uma vez, a programação cultural do Ceará Natal de Luz. As apresentações, que são gratuitas e abertas ao público de todas as idades, começam a partir do dia 02 de dezembro e acontecem, aos sábados e domingos, até o dia 23. Apresentações de grupos de coral e de música instrumental, espetáculos teatrais e shows de artistas e grupos dos mais variados gêneros e vertentes compõem a programação do Ceará Natal de Luz nessa praça, que fica no coração da Aldeota.

Homenagem

O Ceará Natal de Luz também irá homenagear em 2023 a vida e a obra de Ednardo. O cantor e compositor é um dos principais músicos da geração cearense descoberta pela música popular brasileira (MPB) nos anos 1970, juntamente com Amelinha, Belchior e Fagner. Suas músicas já foram gravadas por mais de 50 diferentes intérpretes. Possui mais de 400 músicas e letras, distribuídas em 15 discos originais. Possui projeção internacional, tendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Sua obra se destaca por uma combinação original de elementos rurais e urbanos, uma mescla de influência de ritmos nordestinos com o folk rock. O artista se apresentará e receberá a homenagem no dia 17 de dezembro, no palco do Ceará Natal de Luz da Praça Portugal.

Ceará Sem Fome

Em 2023, o Ceará Natal de Luz celebra uma importante parceria com o Governo do Estado do Ceará, a partir do apoio à Campanha Ceará sem Fome, programa permanente de combate à fome e que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições, entre públicas e privadas, e o engajamento da sociedade civil. Durante toda a programação do evento natalino, de 17 de novembro a 23 de dezembro, será realizada uma ação de alimentos. Na Praça do Ferreira, o veículo que servirá de base da campanha vai funcionar diariamente, das 10h às 19h.  A praça Portugal também vai contar com um ponto de arrecadação nos dias de atividades do Ceará Natal de Luz. E a população que quiser contribuir, também pode entregar seus alimentos nos pontos de partida e chegada do Coral Itinerante, durante os 21 dias de percurso, além da sede da CDL de Fortaleza e do Instituto CDL, na Rua 25 de Março, 882, Centro.
 

Distribuição de mudas

De Pacoti para o Ceará Natal de Luz está mantido o compromisso com a preservação do meio ambiente a partir do evento natalino. Neste ano, serão distribuídas 100 mil mudas de árvores. As espécies incluem caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê, que ajudam a trazer vida, beleza, frutos, amor e esperança. Para recebê-las, o interessado deve levar 1 garrafa de 2 litros ou 3 garrafas de 500ml para o posto de trocas, localizado na Praça do Ferreira, de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, de 16h às 19h. A ação tem início a partir do dia 20 de novembro.

Decoração Natal de Luz 2023 em números*

1 árvore de 25m
1 árvore de 36m
700 Adornos Natalinos
1.700.000 de micro lâmpadas de led
8.000m de mangueira de led para iluminação dos logradouros
16.000m de fita de led para iluminação dos adornos
Mais de 30 logradouros com decoração

*números aproximados

Visita à Casa do Papai Noel

Além do Coral da Luz, as crianças que estiverem presentes na Praça do Ferreira poderão visitar, de 22 de novembro a 23 de dezembro, a Casa do Papai Noel. Com entrada gratuita, o local vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 12h, 14h às 17h30 e 18h30 às 19h30; sábado, das 9h às 12h, 14h às 15h; e domingo, das 18h30 às 19h15.