Maior parque solar da Kroma em Jaguaruana fará testes de energização parcial em novembro

solar
O empreendimento concluiu 100% da instalação dos 388.800 módulos solares, consolidando o avanço para a etapa final de implantação Foto: Divulgação

Maior projeto de geração solar já desenvolvido pela Kroma Energia, o Complexo Fotovoltaico Arapuá recebeu a fixação do último módulo fotovoltaico no final de setembro. Localizado em Jaguaruana (CE), no Vale do Jaguaribe, o empreendimento concluiu 100% da instalação dos 388.800 módulos solares, consolidando o avanço para a etapa final de implantação.

Últimos ajustes

As equipes seguem com os trabalhos de conexão elétrica dos módulos ao sistema da planta, etapa fundamental para integrar todos os equipamentos ao circuito que permitirá a geração de energia. Paralelamente, serão realizados testes e verificações finais de desempenho e segurança, preparando o sistema para a energização parcial, prevista para início em novembro.

A Kroma Energia estima que essas conexões e ajustes sejam finalizados até o fim de outubro, permitindo a transição segura para a fase de testes. Esse processo antecede a operação comercial e garante que todos os sistemas elétricos e equipamentos estejam calibrados e plenamente funcionais.

Área equivale a 644 campos de futebol

Com todas as 68.400 estacas cravadas e 3.600 trackers montados, Arapuá conclui a execução física das estruturas principais. Instalado em uma área total de 1.094 hectares, o equivalente a 644 campos de futebol, o complexo terá capacidade instalada de 247 MWp, capaz de produzir cerca de 537 GWh por ano. Essa energia é suficiente para abastecer mais de 290 mil residências, reforçando o compromisso da Kroma Energia com a expansão sustentável da matriz elétrica nacional.

“Com a instalação do último módulo e o início das conexões elétricas, entramos na reta final de um projeto que movimentou a economia local e envolveu centenas de profissionais. O início dos testes marca uma nova etapa, o que nos deixa mais próximos da conclusão do projeto”, afirma Alexandre Guerra, gerente de projetos da Kroma Energia/Arapuá.