
O filme O Agente Secreto foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pela categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, considerada a maior premiação da sétima arte. O anúncio foi realizado pela academia na manhã da segunda-feira, 15.
O longa tem sido aclamado no exterior e no Brasil e será exibido no 35º Cine Ceará, que abre no dia 20 de setembro, no Cineteatro São Luiz. A exibição será dia 24 de setembro, com acesso gratuito, mas concorridíssimo, via retirada online de ingressos.
Roteiro
Vencedor dos prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) no 78° Festival de Cannes, o longa é um thriller político que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O elenco reúne ainda grandes nomes como Maria Fernanda Candido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Hermila Guedes e os cearenses Robério Diogenes e Geane Albuquerque. O lançamento nos cinemas no dia 6 de novembro.
Mais filmes
No 35º Cine Ceará, haverá exibições especiais de dois longas que representam o Brasil no circuito de festivais internacionais este ano. São eles: “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley. O primeiro foi vencedor de quatro prêmios no Festival de Cannes, onde o segundo teve estreia mundial.
Outro longa que será exibido fora de competição no Cine Ceará neste ano é o filme cearense “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, vencedor do Cine+, prêmio de distribuição, na 6ª edição do FIDMarseillna — renomado festival internacional em Marselha, na França.
Homenagem
Até o dia 26 deste mês o festival estará no Cineteatro São Luiz, no Cinema do Dragão e no Hotel Sonata de Iracema, com uma programação que contará, ao todo, com 13 longas-metragens e 29 curtas, entre participantes das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará, exibições especiais e 14 debates. Toda a programação tem acesso gratuito.
A atriz Mariana Ximenes será a personalidade homenageada nesta edição. Na solenidade de abertura, dia 20, a partir das 18h30, no Cineteatro São Luiz, a atriz receberá o Troféu Eusélio Oliveira, como reconhecimento à sua rica atuação na dramaturgia, em especial no cinema. Conheça Eusélio Oliveira, cearense que dá nome ao troféu.
Serviço
35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 20 a 26 de setembro de 2025 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Toda a programação tem acesso gratuito.