Vendas do comércio cearense crescem pelo 4º mês e acumulam 2,9% no ano e 3,9% em 12 meses

loja
As atividades que apresentaram maior variação positiva no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior foram: Produtos Farmacêuticos  (+9,7%); Combustíveis e Lubrificantes (+9,5%); Móveis  (+6,0%); Tecidos, Vestuários e Calçados – (+4,5%) Foto: Regina Carvalho 

Volume de vendas do comércio varejista cearense apresenta variação positiva em agosto de 2025, perfazendo 4 meses seguidos de variação positiva.

Segundo o IBGE, as estatísticas sobre o comércio referente ao mês de agosto de 2025 captadas pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). 

Comparações

A variação do volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior, no acumulado do ano e em 12 meses são positivas em 2,3%, 2,9% e 3,9% respectivamente.

Segmentos

As atividades que apresentaram maior variação positiva no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior foram: - Produtos Farmacêuticos – (+9,7%); -Combustíveis e Lubrificantes – (+9,5%); - Móveis – (+6,0%); -Tecidos, Vestuários e Calçados – (+4,5%). 

Em baixa

As atividades que apresentaram maior variação negativa no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior foram: - Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação – (-40,4%); - Eletrodoméstico – (-1,1%); - Livros, jornais, revistas e papelaria – (-0,2).
Volume de vendas no comércio varejista (%)

Varejo ampliado

Quanto ao volume de vendas do comércio varejista cearense ampliado os resultados medidos em agosto foram: Variação mês / mês anterior com ajuste sazonal 0,4; Variação mensal (Base: igual mês do ano anterior) 2,0%; Variação acumulada no ano (Base: igual período do ano anterior) 4,3% e acumulada em 12 meses 5,1%.

A variação no volume de vendas do comércio varejista ampliado cearense em abril de 2025 foi de 0,4%, enquanto para todo o país foi de 0,9%. A variação em relação ao mesmo mês do ano anterior no varejo ampliado cearense ficou positiva em 2%, enquanto em todos o país ficou negativa em -2,1%. Variaram positivamente em volume de vendas, em relação ao mesmo mês do ano anterior, os setores da Construção Civil (+2%) e Atacado Especializado de Produtos Alimentícios, bebidas e fumo (+3,2%). O setor de Veículos, motocicletas, partes e peças variou negativamente o volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior em (-0,2%).