De janeiro a abril, o setor movimentou R$ 4,6 bilhões em todo o Estado, impulsionado por um fluxo crescente de turistas nacionais e internacionais.
Movimentação
Somente no primeiro quadrimestre, o Ceará teve uma movimentação de 1.876.813 milhão de passageiros, sendo 150 mil na movimentação de passageiros internacionais, com uma taxa média de ocupação hoteleira de 75,82% e gasto médio por turista de R$ 3.840,44. De acordo com os dados do IBGE, o setor turístico do Ceará cresceu 14,7% em março (variação anual), superando a média nacional de 5,8%.
Internacional
O turismo internacional também apresentou crescimento significativo. No primeiro quadrimestre de 2025, o Ceará recebeu 30.940 turistas estrangeiros em voos diretos, um aumento de 42,57% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é atribuído à diversificação das rotas aéreas, com novos voos diretos para destinos Guiana Francesa e Lisboa, por exemplo. Bem como a presença do Ceará nas principais ações de turismo do mundo, promovendo o destino.
Fatia do PIB
O secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, ressalta que o turismo representa de 10% a 15% do PIB do Estado, dependendo do estudo, e que o Ceará continuará investindo para que o setor seja um dos motores do desenvolvimento. Ele atribui os resultados às ações do Governo do Estado. “Estamos seguindo o plano de desenvolvimento do governador Elmano de Freitas, investindo cada vez mais na ampliação da conectividade aérea, na promoção do Estado e na parceria com os municípios e o trade turístico.