Passagens aéreas para Fortaleza recuam em média 14% em novembro comparando 2024 a 2023

fortal
Apesar de 2024 ter sido um ano de poucos feriados prolongados, quem costuma aproveitar essas ocasiões para realizar uma viagem, encontra em novembro a última oportunidade antes dos feriados do Natal e Ano Novo Foto: Divulgação

A força da atratividade do turismo de Fortaleza continua se confirmando. O custo das passagens aéreas é um fator bastante considerável, mas houve uma queda de 14% no valor médio dos bilhetes aéreos para a Capital cearense, em novembro, comparando 2024 a 2023, de acordo com a KAYAK.

Oportunidade

Apesar de 2024 ter sido um ano de poucos feriados prolongados, quem costuma aproveitar essas ocasiões para realizar uma viagem, encontra em novembro a última oportunidade antes dos feriados do Natal e Ano Novo.

Seja fazendo o home office em um novo destino, ou curtindo dias de folgas programadas, o feriado do dia 15 de novembro, que cai numa sexta-feira, pode ser emendado com o do dia 20, quarta-feira.

Para o exterior

Pensando nessa janela, o KAYAK apresenta os destinos mais buscados para o período, e os que tiveram as maiores quedas nos preços médios comparado a 2023, e destinos internacionais também aparecem nessa lista.

Preços médios e as variações

Ranking dos 10 destinos mais buscados com base nos dados de pesquisa do KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica

destinos

Período da pesquisa

O levantamento foi realizado no dia 21 de outubro de 2024, na base de dados do KAYAK.br, considerando buscas de 01/06/2024 a 20/10/2024 por voos de ida e volta, em classe econômica, de todos os aeroportos do Brasil, para todos os aeroportos do mundo, para datas de viagem entre 15/11/2024 e 20/11/2024.

Buscas de 01/06/2023 a 20/10/2023 para viagens entre 15/11/2023 e 20/11/2023 foram usadas para comparações ano a ano. Os preços são uma média e podem variar com o tempo. 

Ceará no ranking do MPor

Em balanço divulgado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), do Governo Federal, o Ceará lidera entre os 70 destinos mais procurados do Nordeste nos três primeiros meses do programa Voa Brasil.

3ª posição

Fortaleza ocupa a terceira posição no ranking nacional, sendo superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto Juazeiro do Norte aparece em décimo lugar no Nordeste. Ambas as colocações mantêm-se desde o levantamento de setembro, após o primeiro mês de operação do programa, que neste momento é voltado para aposentados de todo o país.

Cerca de 16 mil passagens foram reservadas em todo o país, o equivalente a 100 aeronaves lotadas. Fortaleza se destaca com 1.290 bilhetes emitidos para a cidade, superando Recife (1.177) e Brasília (1.008), que completam o top 5 do ranking nacional.

Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o programa é fundamental para democratizar o acesso ao transporte aéreo, permitindo que mais brasileiros possam viajar pelo país. Ela celebrou o destaque do estado entre os destinos mais buscados. “Estamos animados com o resultado. Isso mostra que o público do programa está interessado em conhecer a diversidade de atrativos do Ceará, seja na capital, seja no interior, rico em ecoturismo, turismo paleontológico e com o forte apelo da fé em Padre Cícero, em Juazeiro do Norte”, afirmou.