A agenda de impacto segue ganhando força no Ceará. Uma iniciativa idealizada pelos participantes do Conselho da Coalizão pelo Impacto Fortaleza, o Impacta Ceará. Plataforma inovadora voltada para o mapeamento e o fortalecimento do ecossistema de impacto no Estado, chega à fase de mapeamento e está cadastrando gratuitamente negócios de impacto e dinamizadores até 31 de janeiro por meio de formulários eletrônicos.
Podem se inscrever negócios de impacto socioambiental que geram soluções para desafios sociais e ambientais.
Critérios
Também estão incluídos dinamizadoras de impacto, como por exemplo, aceleradoras, incubadoras, hubs de inovação, organizações de apoio, financiadoras e universidades. Os critérios de seleção estão no link do formulário.
A coordenadora da Coalizão pelo Impacto em Fortaleza, Carla Esmeraldo, explica que negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo que geram resultado financeiro, garantindo a sua sustentabilidade.
“É um modelo de negócio que não busca apenas lucro, mas também a criação de um legado positivo para a sociedade e o meio ambiente, equilibrando as necessidades financeiras com a responsabilidade social”, detalha.
A proposta é que a plataforma seja uma vitrine para os negócios de impacto, além de reunir informações e oportunidades das organizações de apoio e dinamizadoras no Estado. Entre o conteúdo disponibilizado, além dos contatos dos negócios, estarão eventos, cursos, metodologias abertas e conexões estratégicas, para promover a cultura de negócios socioambientais e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.
Para Carla, o mapeamento de negócios de impacto e dinamizadoras é uma etapa fundamental para fortalecer nosso ecossistema. “Identificar quem já atua com impacto socioambiental no Ceará nos permite criar conexões estratégicas, apoiar iniciativas transformadoras e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Convidamos todos a participar e construir juntos essa rede de impacto”, reforça a gestora.
No segundo semestre de 2024, o Governo do Estado do Ceará foi a
segunda Unidade Federativa a assinar o acordo de cooperação para adesão ao Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) com o Governo Federal.
Sobre Impacta Ceará Projeto liderado pela Coalizão pelo Impacto e Rizoma Social, que mapeia o ecossistema de impacto no Ceará e promove a cultura de negócios socioambientais através de uma plataforma digital colaborativa.
Sobre Coalizão pelo Impacto.
Serviço
Mapeamento Impacta Ceará
Quem pode participar?
Negócios de impacto socioambiental que geram soluções para desafios sociais e ambientais. (Confira os critérios no link do formulário)
Dinamizadoras de impacto, como aceleradoras, incubadoras, hubs de inovação, organizações de apoio, financiadoras e universidades.
Formulários:
Para negócios de impacto: https://forms.gle/Az1zfnW6ZmCfCPPB6
Para dinamizadoras: https://forms.gle/ZXM26iN9tCJPziyf9
E no link da bio do perfil do Instagram da Coalizão pelo Impacto Fortaleza