1,5 mil artesãos e 320 expositores participam da Fenacce

fenacce
Para representar a criatividade e inovação da arte cearense, o evento de lançamento contou com o desfile “Do Sertão ao Mar” da empresária e influenciadora, Thaty Rabelo, e do estilista Ivanildo Nunes

Fortaleza recebe, de 26 de setembro a 1º de outubro, a 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará - Fenacce. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará e conta com a participação de artesãos de 27 estados brasileiros.

Para Stella Pavan, coordenadora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará, a realização pelo quinto ano consecutivo consolida o evento como uma das maiores feiras do Brasil, promovendo toda a cadeia produtiva. Neste ano, Stella garante que terão novidades, entre elas, a gestão dos resíduos gerados durante o evento, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU.

“Contamos este ano com cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, expandindo o incentivo para quem faz parte da economia criativa, do empreendedorismo e do trade de eventos e turismo. Além disso, mantemos fortes parcerias, entre elas, com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB); ApexBrasil e Sebrae na Rodada Internacional de Negócios do Artesanato”, explica.

Entrada

A Fenacce terá entrada solidária, incentivando a doação de 2 kg de alimentos, para acesso ao pavilhão dos expositores. Na abertura, dia 26/9, o funcionamento é de 17h às 22h; nos dias 27,28 e 29/09 de 14h às 22h; dia 30/09 de 10h às 22h; e no dia 01/10 de 10h às 20h. Os alimentos arrecadados serão destinados a programas sociais.  

Do Ceará para o mundo

Para representar a criatividade e inovação da arte cearense, o evento de lançamento contou com o desfile “Do Sertão ao Mar” da empresária e influenciadora, Thaty Rabelo, conhecida como “Rainha do Jeans”, no Iguatemi Bosque. O projeto de moda feito à mão (handmade) da marca TR Brand  envolve não só a arte do grafite e do bordado, mas também ações voltadas para o meio ambiente e para crianças e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social. A marca conta com cerca de cinco projetos que transformam vidas, entre eles  o "Grafitando Emoções", que já formou mais de 3 mil detentos, e o "Bordando vidas", que atua tanto na penitenciária feminina como com mulheres que precisam ter a própria renda em casa.

Evidenciando outro ponto forte da arte do Ceará, o estilista Ivanildo Nunes leva ao lançamento da Fenacce o desfile “Senac Richelieu”, realizado em parceria com o Senac Ceará, da coleção batizada de “Digitais”. A coleção foi concebida e desenvolvida pelo estilista e executada por 15 artesãs de Maranguape, especialistas em bordado Richelieu. Ivanildo Nunes traz como DNA em toda a história de sua marca homônima, existente há 13 anos, a utilização de várias técnicas e tipos de rendas e bordados artesanais, tecidos por rendeiras de várias comunidades espalhadas pelo Ceará.

A Fenacce

Realizada pela A&M Promoções e Eventos com incentivo do Ministério da Cultura, a Feira é promovida com o apoio do Governo do Estado do Ceará,  por meio da Secretaria de Assistência Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e da CeArt; do Sebrae; da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; da ApexBrasil; do PAB-Programa do Artesanato Brasileiro; do Banco do Nordeste; da Prefeitura de Fortaleza; do Iguatemi Bosque; da Companhia de Gás do Ceará (Cegás); e da Coca-Cola.