Multinacional Furukawa inaugura laboratório de capacitação com o Senai-CE

furu
A iniciativa tem o objetivo de disseminar conhecimento, promovendo educação profissional e tecnológica na área de redes. Prevista capacitação de 120 profissionais por ano 

A multinacional de origem japonesa Furukawa Electric LatAm, líder no fornecimento de soluções de infraestrutura de rede, irá inaugurar na quarta-feira, 3 de abril, seu primeiro laboratório de formação prática em telecomunicações. A iniciativa, realizada em parceria com o Senai-CE, terá como foco a capacitação de profissionais em projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica.

Nesta primeira fase, serão ministrados três treinamentos: Práticas em Redes Externas; Medições em Redes Ópticas e Emendas Ópticas. A expectativa é que o ocorra no mínimo uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano.

Polo em desenvolvimento

O Ceará é um grande polo em desenvolvimento no segmento de TI/Telecom. Considerando a sua posição geográfica, Fortaleza é a cidade da América Latina que concentra todos os cabos submarinos que partem (ou chegam) para a América do Norte e Europa. Isto significa que o potencial de transmissão e roteamento de dados na capital chega a ser maior do que o de São Paulo, por exemplo.

Desde a criação do projeto Cinturão Digital com fibra óptica, iniciado em 2007, a demanda por profissionais é elevada. Atualmente o programa do governo do Estado possui 5800 km de rede própria, com o objetivo de chegar a 7000 mil km e interligar 184 municípios.

“Este laboratório permite a combinação de conhecimentos e recursos de ambas as organizações, resultando em um programa mais abrangente e de maior qualidade. Além disso, essa colaboração pode ampliar o alcance do treinamento, atingindo um público maior e formando muitos mais profissionais qualificados para o mercado”, afirma Fernanda Camargo de Oliveira, da área de Treinamento da Furukawa Electric LatAm.

De acordo com o diretor Regional do Senai Ceará e superintendente Regional do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, a parceria para a instalação do laboratório é um grande passo para a formação de mão de obra qualificada no setor: “Agradeço ao presidente do Sindmest-CE, Juarez Holanda, que, juntamente com Pedro Alfredo (ex-presidente do Sindicato e atual Conselheiro Fiscal da FIEC), trouxeram a Furukawa para o Senai Ceará. É uma parceria extremamente importante para o setor de Tecnologia da Informação, com laboratórios de primeiro mundo. Isso vai, com certeza, agregar muito ao nosso portfólio de cursos e gerar grandes entregas para a sociedade, já que Fortaleza é o segundo maior hub de cabos submarinos de fibra óptica do mundo”.

Experiência 

A capacitação técnica é pilar importante da Furukawa Electric Academy. Há mais de 25 anos capacita e certifica profissionais para atender o mercado de tecnologia e telecomunicações com treinamentos de conceitos e melhores práticas no mercado, além de instalações das soluções Furukawa. Na página https://academy.furukawasolutions.com/ é possível encontrar todos os treinamentos disponíveis, buscar os centros de treinamentos autorizados por estado e acessar o SEO – Sistema de Ensino On-line, plataforma onde estão os conteúdos e certificados.

Sobre a Furukawa

A Furukawa Electric Latam é uma indústria de soluções de infraestrutura de comunicação com Matriz em Curitiba (PR) e outras plantas – Sorocaba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG) -, além de fábricas de cabos ópticos em Berazategui (Argentina), Palmira (Colômbia) e Mexicali (México). Com um abrangente portfólio de soluções de infraestrutura de comunicação, atende a diversos mercados como data centers, indústrias, escritórios, operadoras e serviços, entre outros, em todos os níveis de aplicações.

A marca Furukawa Solutions é fruto da união de diversos centros de desenvolvimento, produção e suporte distribuídos por todo o mundo, contando com a solidez do grupo Furukawa Electric, que atua há mais de 135 anos de forma Global, ofertando soluções de classe mundial com suporte e serviços locais. Com um forte compromisso com a sociedade, fornece Infraestrutura para a vida.