Senai-CE marca 80 anos de atuação: 70 mil cearenses beneficiados só em 2022

senai
Ao longo de oito décadas, o Senai Ceará promoveu cerca de 300 cursos de educação profissional em todas as regiões do Estado

O Senai Ceará comemora 80 anos nesta segunda-feira (27/11) com cerimônia especial na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o lançamento do livro “Senai Ceará: 80 anos de inovação para o futuro da indústria”. A publicação resgata a história da chegada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ao Estado e suas oito décadas de atuação para promover o ensino profissionalizante e a inovação voltados ao desenvolvimento da indústria cearense.

Atuação

Ao longo de 80 anos, o Senai Ceará promoveu cerca de 300 cursos de educação profissional em todas as regiões do Estado. Só em 2022, mais de 70 mil cearenses foram beneficiados com cursos realizados nas unidades do Centro, Parangaba e Barra do Ceará, em Fortaleza; Maracanaú; Juazeiro do Norte; e Sobral.

O evento na Casa da Indústria conta com a presença do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do Superintendente do Sesi Ceará e Diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, além de colaboradores das seis unidades do Senai no Estado, que serão homenageados durante a solenidade.

História

O histórico e as conquistas da instituição no Ceará estão registradas no livro “Senai Ceará: 80 anos de inovação para o futuro da indústria”, escrito pelo jornalista Francílio Dourado. A publicação traz fotos, depoimentos e textos que retratam desde a implantação da 1ª Delegacia Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em Fortaleza, no ano de 1943, até o início das atividades do Instituto Senai de Tecnologia em Energias Renováveis, em 2022, no município de Maracanaú.