Reajuste de energia em 2024 é estimado em 5,6% em média; acima da inflação

luz
Impacto maior segundo a Aneel é estimado diante de encargos setoriais já definidos em votações anteriores no Congresso e em compensação da ampliação da rede de energia Foto: Freepik

A despeito dos cada vez mais frequentes quedas no fornecimento de energia, as contas de luz em 2024 devem ficar 5,6% mais caras, portanto acima da inflação projetada para este ano, que é de 3,9%, com base no IPCA.

A expectativa foi dada pelo declaração do diretor-geral da  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. Dentre as influências para a estimativa de aumento foram apontadas pelo dirigente da Agência: os encargos setoriais já definidos em votações anteriores no Congresso e a ampliação da rede de energia. A Aneel havia previsto em 2023 que a alta na conta de luz seria de 6,8%, mas o aumento efetivo foi de 5,9%.

Destacou  ainda que a expansão da rede básica de energia, com leilões de linha de transmissão em 2023 e em 2024, estimados em R$ 60 bilhões em novos investimentos, permitem que as concessionárias aumentem o valor  da conta de energia para serem remuneradas via tarifa por esses aportes.

Quedas

Diante das quedas mais frequentes no abastecimento de energia, sobretudo nas regiões onde têm ocorrido mais chuvas, o dirigente da Aneel lembrou que a interrupção de fornecimento é considerada a partir de ressarcimento pelas distribuidoras, que são multadas na falta do serviço.