Ceará é o 4º do País e 2º do Nordeste mais cogitado para viagens de lazer em 2024

sol
Nas chamadas férias deste verão o Ceará também aparece bem colocado nas viagens. É o quinto do País (7%) e mantém a posição de segundo do Nordeste, com a Bahia liderando na Região (12%)

O Ceará é o quarto destino do País e o segundo do Nordeste mais cogitado para viagens a lazer ao longo de 2024, com 9% das intenções, segundo o Ministério do Turismo (MTur). À frente do Ceará aparecem São Paulo (15%), Rio de Janeiro (15%) e Bahia (11%), de acordo com a pesquisa  “Tendências de Turismo”.

Nordeste desejado

O Nordeste é a região que concentra mais intenção de viagens, com 47% dos brasileiros querendo visitar algum ponto da Região neste ano. Em segundo lugar, figura o Sudeste (38%), depois o Sul (16%), Norte (7%) e o lanterna é o Centro-Oeste (6%).

Férias de verão

Nas chamadas férias deste verão o Ceará também aparece bem colocado nas viagens. É o quinto do País (7%) e mantém a posição de segundo do Nordeste, com a Bahia liderando na Região (12%). 37% dos brasileiros afirmam que vão fazer uma viagem até março de 2024. Essa será uma viagem de férias para 75% dos que responderam afirmativamente. Dos que irão viajar nos três primeiros meses do ano, 42% se destinam ao Nordeste.

Sol e praia

De acordo com a pesquisa “Tendências de Turismo”, os destinos de Sol e Praia lideram a preferência de 51% dos viajantes que vão arrumar as malas, seguido de rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%).

Impacto econômico

O setor do turismo é visto como atividade muito importante para a economia brasileira, atrás somente de tecnologia e comércio. O potencial para exploração do turismo como atividade econômica é percebido como alto ou muito alto por 6 entre 10 brasileiros. 

Essa visão é mais forte onde a renda é maior - 38% para quem recebe mais que 5 salários mínimos e 20% para quem recebe até um salário mínimo e entre os que não possuem filhos.

Melhor em quatro anos

OTurismo e a Aviação Civil no Brasil encerraram 2023 com os melhores resultados dos últimos quatro anos e a projeção para 2024 é ainda mais promissora. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira  (22) pelos ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.Um em cada três brasileiros irá fazer uma viagem a lazer durante a alta temporada no Brasil. 

Passageiros

Esse desejo de viajar já vem produzindo impactos importantes na aviação civil. Segundo dados do Ministério dos Portos e Aeroportos, o ano de 2023 registrou 112,6 milhões de passageiros transportados no mercado doméstico e internacional, o que traduz um aumento de 15,3% na comparação com dados de 2022, sendo 91,4 milhões de passageiros em voos domésticos, e 21,2 milhões em voos internacional, em 2023.

Voos internacionais

“O número de voos internacionais aumentou acima da média prevista, e o número de turistas estrangeiros está crescendo. Já estamos atingindo os números pré pandemia, e para os próximos quatro anos, vamos trabalhar para alcançar a marca de dez milhões de turistas estrangeiros no nosso país. A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“A gente tem um grande trabalho para 2024, para integrar nossas atividades, até porque ninguém pode falar de aviação brasileira sem nós falarmos no turismo, e nós não podemos falar no turismo sem falar no fortalecimento da malha aérea brasileira e sobretudo da reestruturação de portos e aeroportos de todo o Brasil”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.

Aviação comercial

O sucesso da aviação brasileira passa pelos investimentos que foram realizados no último ano no modal aéreo. Entre novos empreendimentos e melhorias, o setor público e privado aplicou cerca de R$ 1,4 bilhão nos terminais pelo país. O resultado foi o aumento de 12,4% em novas localidades atendidas. Ao longo de 2023, foram 154 aeroportos com voos comerciais contra 128 terminais apurados no último ano.

A previsão é que a aviação comercial brasileira alcance números ainda melhores neste ano, tendo em vista que o setor contará com investimento da ordem de R$ 3 bilhões que serão aplicados para fortalecer o modal e o turismo do país. “A gente sabe o grande desafio que temos pela frente que é ampliar cada vez mais os voos internacionais, ampliando novas companhias aéreas. O Brasil entrou na rota do crescimento internacional e, cada vez mais, o mundo observa o país não só como a janela de investimentos como a janela do turismo mundial, finalizou Costa Filho.

Transporte

74% dos brasileiros afirmam que vão usar carro próprio ou ônibus como meio de transporte em seus deslocamentos. Avião foi citado por 23% dos entrevistados. A falta de recursos financeiros é o motivo principal entre os que afirmaram que não vão viajar.

Universo pesquisado

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A amostra da pesquisa levou em consideração a distribuição proporcional da população brasileira de acordo com sexo, idade, região, escolaridade e renda.