Powerchina vai investir R$ 1,8 bi em parque solar em Mauriti

solar
"Queremos estreitar ainda mais as relações com os empresários chineses em setores como o de tecnologia, produção de energia limpa e infraestrutura para o Ceará", disse o governador do Ceará

Com investimento de R$1,8 bilhão, o grupo chinês PowerChina e o governo ceaarense assinaram memorando de entendimento, visando a construção de um parque solar no município de Mauriti. 

De acordo com a empresa, a previsão de entrega do parque, com 343 MW de potência, é fevereiro de 2025.

Prioridade

“É nossa absoluta prioridade atrair investimentos para poder gerar empregos e renda para os cearenses. A China é a principal parceira comercial do Brasil e queremos estreitar ainda mais as relações com os empresários chineses em setores como o de tecnologia, produção de energia limpa e infraestrutura para o Ceará”, comentou o governador Elmano de Freitas.

Participaram da reunião a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; e a comitiva da multinacional, formada pelo diretor financeiro Xin Lei; o gerente técnico Xu Cui; e os representantes do grupo no Brasil; Yuan Wenzheng e Marcio Soares.

Marcio Soares destacou o interesse do grupo chinês em desenvolver novos investimentos no Estado. “De modo geral, tivemos uma reunião bastante proveitosa. Tivemos a oportunidade de apresentar todo o projeto do parque solar, como também novas ideias. A PowerChina tem todo o interesse em ajudar o Ceará em diversas áreas”, pontuou.

Perfil

Power Construction Corporation of China (PowerChina) é um grupo de construção integrado que fornece investimento e financiamento, projeto de planejamento, construção de engenharia, fabricação de equipamentos e gerenciamento de operações para energia limpa e de baixo carbono, recursos hídricos, construção ambiental e infraestrutura.

Presente no Brasil desde 2006, a empresa possui atuação global operando através de seis sedes regionais, possibilitando melhor conhecimento dos mercados locais.

Potencial

Roseane Medeiros salientou a importância do encontro e também ressaltou a oportunidade da abertura de portas para novos investimentos em mais municípios cearenses. “É muito importante para nós essa aproximação, inclusive já pensando em novos investimentos em outras áreas também englobadas por esse grupo, como infraestrutura e transportes”, disse.

 

Grupo parceiro