Black Friday deve ter giro de R$ 350 milhões em Fortaleza e R$ 4,46 bi no País

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73,9% dos consumidores da Capital cearense estão de olho na oportunidade para compras com a concentração de descontos na data Foto: Agência Brasil

Na Black Friday 44,1% dos consumidores fortalezenses estão dispostos a ir às compras nessa data, com potencial de faturamento de R$ 350 milhões no comércio varejista online e físico. Esse valor mantém este evento de compras como o terceiro mais importante para o varejo, servindo como importante para reduzir a sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano.

No País, com desaceleração da inflação, valorização do real e início da queda das taxas de juros, CNC projeta avanço real de 4,3% em relação ao ano passado. A data já é a quinta mais importante do varejo, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a Black Friday deste ano movimente R$ 4,64 bilhões, registrando a maior movimentação financeira desde sua incorporação ao calendário do varejo em 2010. Isso representa um crescimento de 4,3% em relação ao ano passado, descontando a inflação.

Promoções em Fortaleza

A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 73,9% dos entrevistados – como oportunidade para compras necessárias com desconto.

Faturamento 11% maior

Neste ano a Black Friday será no dia 24 de novembro e, diferente do ano passado, quando o evento coincidiu com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, não haverá concorrência na atenção do consumidor, de modo que se projeta um crescimento nominal de 11,1% no faturamento total. No perfil do consumidor há preponderância do grupo de sexo masculino, com 45,9% de resposta afirmativa, com idade entre 21 e 35 anos (54,5%) e no estrato de renda mensal familiar de mais de dez salários mínimos (60,8%). Os dados são do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará.

De modo geral, 46,4% dos consumidores pretendem comprar mais produtos que no mesmo evento do ano passado, contribuindo para o aumento significativo no faturamento projetado para a data. Com relação à disposição para os gastos, 44,1% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 1.000.

O grupo com maior intenção de compras é liderado pelos homens (46,7%) pretendem consumir mais de R$ 1.000), na faixa etária superior a 36 anos (52,5%) e com renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (73,3%). Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de três produtos (32,0% dos entrevistados), levando o gasto médio por consumidor para R$ 452.

Parcelamento

O consumidor buscará parcelar suas compras. 61,2% confirmam essa intenção. Dessa forma, o cartão de crédito (59,4% de citação) e o crediário (1,6%) serão usados como forma de viabilizar o parcelamento. Pagamentos à vista (dinheiro, Pix ou cartão de débito) foram citados por 38,8% dos entrevistados.

Mais desejados

A pesquisa mostra que a procura se concentra em seis categorias principais de produtos: eletrodomésticos (31,7% de intenção de compra), roupas e artigos de vestuário (28,8%), calçados (20,5%), eletrônicos (16,2%), artigos e utensílios domésticos (13,4%) e aparelhos de telefonia celular e smartphones (11,9%).