TIM Brasil tem nota máxima em transparência de informações climáticas

tim
Mario Girasole, VP de Assuntos Institucionais da TIM Brasil. A empresa entrou na “A List” do Carbon Disclosure Project e passa a fazer parte do grupo de organizações líderes na gestão das mudanças climáticas

A TIM acumula mais um reconhecimento na sua sólida jornada ESG. A operadora passou a ser a única da América Latina na “A List” do Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos que administra um rigoroso sistema de controle e divulgação global de informações ambientais. 

Apenas 10 companhias brasileiras alcançaram pontuação máxima em mudanças climáticas, que avalia a estratégia, o investimento e resultados concretos para a mitigação das emissões dos gases do efeito estufa (GEE).

Posicionamento

Mais de 23 mil organizações participaram da pesquisa e somente 396 (1,7%) companhias globais figuram na ‘A List’ de, pelo menos, um dos temas – além de mudanças climáticas, são avaliadas a preservação de florestas e a segurança hídrica. 

Estar em uma lista tão seleta é um incentivo para ampliação das iniciativas, como destaca Mario Girasole, VP de Assuntos Institucionais da TIM: “o setor de telecomunicações é um facilitador do movimento global de descarbonização. Nossa tecnologia viabiliza, por exemplo, a redução de deslocamentos e seus impactos, bem como a criação de soluções que reduzem as emissões de GEE de nossos clientes corporativos. Por outro lado, somos grandes consumidores de energia e, por isso, buscamos fontes renováveis. Esse tipo de iniciativa e o alto nível dos nossos reports é um estímulo para que mais empresas estejam comprometidas com a transparência e ações práticas que reduzam os efeitos da emergência climática, cruciais para a existência de futuras gerações”.

100% de energia limpa

Desde 2021, a TIM já tem 100% de energia limpa em seu consumo total. A marca foi alcançada com a aquisição no mercado livre, compra de certificados de energia renovável (I-Recs) e – principalmente – com a produção de usinas arrendadas de parceiros. Esse projeto de geração distribuída de energia foi, justamente, um dos impulsionadores da nota máxima no CDP. 

A companhia fechou 2023 com 101 usinas solares, hídricas e de biogás, localizadas em 22 Estados e no Distrito Federal. A autogeração chega a 31,7 GWh mensais, o suficiente para abastecer 17,5 mil antenas. Com a iniciativa, as emissões de GEE relacionadas ao consumo de energia diminuíram 76% desde 2019.