Moda: Collab Senac Ceará + Marina Bitu leva raízes do Cariri ao São Paulo Fashion Week

cariri
A collab também consiste no trabalho de conclusão de 16 alunos do curso de qualificação em Estilista de Moda do Senac Crato. Além das múltiplas referências culturais do Cariri, a coleção valoriza tradições, artesanias e manualidades Foto: Divulgação

A collab Senac Ceará + Marina Bitu apresentou, no São Paulo Fashion Week (SPFW), a coleção "Cariri: O Início e o Fim", em desfile no shopping JK Iguatemi, na quinta-feira (11).

Ineditismo

Essa é a primeira vez que o Senac leva uma collab 100% cearense às passarelas do SPFW, sendo inspirada na Região do Cariri, onde Marina possui raízes.

A collab também consiste no trabalho de conclusão de 16 alunos do curso de qualificação em Estilista de Moda do Senac Crato. Além das múltiplas referências culturais do Cariri, a coleção valoriza tradições, artesanias e manualidades.

A diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra, marcou presença no desfile, juntamente com o gerente do Senac no Cariri, Cristiano Saraiva; e a consultora da área da Moda, Daniele Caldas.

Os alunos do Senac Ceará colaboraram com o desenvolvimento da coleção da estilista para o maior evento de moda brasileiro. Essa é a primeira vez que uma collab 100% cearense é apresentada no SPFW, sendo inspirada na Região do Cariri, onde Marina possui raízes.

Inspiração e técnicas ancestrais

Algumas técnicas tradicionais trazem para as roupas a representação de referências locais. O capitonê, por exemplo, foi empregado a fim de retratar os jucás, plantas da região com propriedades medicinais, assim como o crochê que aparece com aplicações inovadoras e versões mais contemporâneas dessa tipologia artesanal.

Os alunos também aprenderam técnicas ancestrais de tingimento natural de tecidos, utilizando elementos como casca de cajueiro e de romã, com a professora do curso de Design de Moda da Universidade Federal do Cariri(UFCA), Cristina Silva.

Outro processo inovador empregado no desenvolvimento da coleção são os bioplásticos desenvolvidos pela aluna Nayane Araújo, que também utilizou a flora local como elemento do projeto.